Skin Care // 10 Mandamentos Para Uma Pele Perfeita!

Uma pele perfeita, quem não sonha em ter? Uma pele lisa, com os poros pequenos e imperceptíveis, zero imperfeições...enfim, uma pele idílica e imaculada. Embora saibamos de antemão que a absoluta perfeição não existe em nada, podemos sempre tentar estar o mais perto possível da mesma. Para uma pele quase, quase perfeita, o cuidado deve ser tanto externo como interno e passar por hábitos e rotinas saudáveis. Estes são os 10 mandamentos para a conseguir:

#1// Beber Água
Não há volta a dar, o primeiro mandamento para uma pele perfeita prende-se com o facto de beber água, elemento essencial à sua saúde e vitalidade. 
A pele é coberta por uma barreira hidrolipídico, formado por água e ácidos graxos, que é responsável pela manutenção e lubrificação da pele, protegendo-a da evaporação excessiva de água e dos mais diversos tipos de microorganismos. Este manto desempenha uma função de barreira e protecção, portanto é fundamental conhecer os benefícios da água para manter a saúde da pele. Se o organismo não recebe a quantidade necessária de água, essa falta de hidratação será percebida através de uma pele ressecada, áspera e sem elasticidade.

#2// Alimentação Saudável
'És o que comes', nunca ouviram dizer? Os alimentos são fonte de nutrientes e vitaminas, pelo que a escolha acertada dos mesmos é muito importante para uma pele bonita pois a pele absorve também aquilo que ingerimos. Se comermos muito fast-food, chocolates, etc, é muito provável que a pele fique repleta de borbulhas. Mas se da nossa dieta fizer parte muita fruta, legumes e outros alimentos ricos em vitaminas, a pele terá um aspecto muito mais são.

#3// Usar Produtos Adequados ao Tipo de Pele
Cada pessoa possui um tipo de pele específico. Oleosa, mista, seca ou sensível, é fulcral escolher os produtos de beleza e cosmética que melhor se adequam e respeitam as características da nossa pele. De nada serve ter o creme mais caro, feito com os melhores produtos do mundo e recorrendo às tecnologias mais avançadas se estiver de acordo com a nossa pele e com as suas necessidades.

#4// Desmaquilhar Sempre
Uma das piores coisas que se pode fazer à pele é dormir com maquilhagem. Durante a noite, enquanto descansamos, a nossa pele recupera e regenera do dia-a-dia e das suas agruras. Ao dormirmos com maquilhagem, este processo de recuperação e regeneração não será feito pois temos carradas de maquilhagem sobre a pele, a obstruir os poros e a pele não consegue respirar. O resultado é o aparecimento de borbulhas, pontos negros, escamações, tudo imperfeições que não queremos ter de forma alguma.

#5// Limpar os Pincéis
Os pincéis que tão diligentemente nos ajudam a colocar a maquilhagem podem tornar-se nos nossos piores inimigos. Isto porque ele acumulam bactérias e, se não forem limpos com frequência, irão passar essas bactérias para a nossa pele criando borbulhas, pontos negros e, o pior, infecções.

#6// Dormir Bem
Como já referido anteriormente, é durante a noite, enquanto dormimos que a pele aproveita para se regenerar, regenerar e também descansar. Noites mal dormidas e/ou poucas horas de sono levam a que a pele não recupere como deve ser e fique com um aspecto baço e sem vida.

#7// Esfoliar Com Frequência
Hidratar a pele é um aspecto fundamental. Mas de nada serve hidratar a pele se não a esfoliarmos com frequência. A esfoliação é a acção que permite que os poros sejam desobstruídos e assim possam absorver na sua plenitude o creme hidratante e outros tratamentos.

#8// Usar Protector Solar Sempre
A ideia de que o protector solar só deve ser usado no verão quando vamos para a praia está mais do que ultrapassada. O sol nasce todos os dias, seja inverno ou verão, esteja um dia cheio de sol ou um dia nublado, e os raios solares são extremamente prejudiciais. Por isso, o uso do protector solar a cada dia é absolutamente fundamental.

#9// Não 'Espremer' Borbulhas e Pontos Negros
Há sempre um momentos em que aparece uma borbulha ou ponto negro e a grande tendência é para irmos lá espremer para que estas imperfeições desapareçam o mais depressa possível. Mas o hábito de espremer não só não vai desaparecer com as borbulhas como pode causar infecções e deixar marcas permanentes na pele.

#10// Uma Pessoa Feliz, Uma Pele Radiante
A nossa pele reflecte muita coisa. Reflecte a água que bebemos, os alimentos que comemos e, inevitavelmente, reflecte o nosso estado de espírito. Assim, em última instância, uma pessoa que se sinta feliz e bem consigo própria e com a vida vai conseguir transparecer uma pele radiante, bonita e saudável.


4 comentários

  1. Concordo e orgulho-me de já os cumprir a todos :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Não uso protetor solar sempre e não cumpro muito bem as horas de sono, tirando isso acho que me vou portando bem com a minha pele :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Falho muito no ponto 9! Mas estou a tentar combater isso ahah :D
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
  4. Às vezes facilito no protetor solar, mas tenho me esforçado por usar todos os dias!

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar