Tips // Como ser mais positiva!

Com a volta do outono, dos dias mais pequenos e cinzentos, é fácil entregarmo-nos à rotina, à monotonia e...ao pessimismo!
Acordar todos os dias à mesma hora, arranjarmo-nos em piloto automático, ir para as aulas ou para o trabalho, onde estamos 'presas' oito horas todo o dia, cinco dias por semana, fazem com que todos os dias sejam iguais, desmotivadores e começamos a ter ideias a remoer-nos o pensamento de que nada vai dar certo, nada vale a pena.
Para vos ajudar a combater essa terrível e sabotadora atitude, trago-vos as minhas melhores dicas, uma vez que falo com experiência de causa, já que sou uma pessimista nata!
Só que essa atitude não ajuda em nada, muito pelo contrário, ainda piora mais e ainda nos faz sentir pior e, consequentemente, sabotamo-nos a nós próprias. E isso não pode acontecer!

#Desfolhar uma revista
Imaginem que estão a ler uma revista e que numa das páginas se deparam com um artigo que não vos diz nada e que não têm interesse absolutamente nenhum em ler. Vão mudar de página, e ler o artigo seguinte não vão?
Então, cada vez que um pensamento menos bom vos assolar a mente, façam exactamente o mesmo!
Imaginem que esse pensamento é apenas uma página da revista que não têm interesse em ler e...desfolhem a revista até ao próximo!
Esse pensamento menos bom não vos interessa, portanto não vão debruçar-se sobre ele!
Siga para o próximo!

#Parêntesis da realidade
Quando a vida está difícil, o melhor a fazer é fazer um parêntesis da realidade!
E como? Fazendo algo que nos transporte para outro lugar, que nos faça alienar um pouco dos problemas.
Ouvir boa música, ler um livro, ver um filme, são óptimas opções.
Vão, por momentos, ocupar a vossa mente com outras coisas e, quando voltarem à vossa realidade, vão ver o problema não era assim o 'bicho de sete cabeças' que estavam a pensar.

#Algo diferente todos os dias
Já viram o filme Monster-in-Law com a Jennifer Lopez? Há uma altura em que ela diz que todos os dias faz algo diferente para que todos os dias tenham sempre algo que os distinga.
E todas nós sabemos como é fácil cair na monotonia e e todas nós sabemos o quão desmotivadora é essa monotonia, portanto não há nada como adicionar aos nossos dias um pequeno e diferenciador detalhe.
Comprem uma flor, digam a alguém especial o quanto gostam dessa pessoa, falem com alguém com quem já não falam há muito, ouçam um tipo de música diferente, vão para o trabalho por um caminho diferente...as possibilidades são infinitas!

#Estabelecer objectivos
Sou louca por listas. Faço-as para tudo e mais alguma coisa. E, é óbvio, que tenho uma lista de objectivos a atingir.
E cada vez que atinjo um e o risco da minha lista, há um formigueirozinho de excitação que borbulha no sangue, dando-me mais energia e motivação para atingir o objectivo seguinte.
Por isso, façam uma lista, mesmo que diária, e tentem ao máximo superar esses objectivos a que se propuseram.
Acreditem que, à noite, ao deitar, vão-se sentir bastante satisfeitas convosco próprias, por terem conseguido tanto, num só dia.

#Pessoas positivas
Quer queiramos, quer não, as pessoas à nossa volta transmitem-nos vibrações e influências.
Portanto, não há nada como nos cercarmos de pessoas que nos façam sentir bem, que estejam bem resolvidas com elas próprias e com a vida e que emanem boas vibrações.

#Abraça-te, mima-te, cuida-te
É isso mesmo, leram bem! Há que nos abraçarmos a nós próprias, abraçar as nossas qualidade e defeitos, aceitarmo-nos como somos! Ninguém é perfeito e são as imperfeições que nos tornam pessoas singulares, diferentes. Abracem as vossas imperfeições!
E mimem-se, cuidem de vocês.
Tirem todos os dias um tempinho para vocês. Vão ao cabeleireiro, arranjem as unhas, maquilhem-se...se não tiverem tempo para mais nada, então percam um minutinho em frente ao espelho e sorriam para vocês próprias, pisquem-se o olho!
A auto estima é algo muito importante e devemos sempre tê-la lá em cima!

#Alterar o foco
Já repararam que passamos os dias a ansiar por coisas que não temos em detrimento de apreciar verdadeiramente o momento?
Queremos sempre mais, queremos a sexta-feira, o sábado e o domingo, queremos as férias, queremos um casaco mais caro e da última colecção mas que não nos faz falta porque o roupeiro está cheio de outros casacos, queremos um smartphone topo de gama quando o nosso serve perfeitamente para o uso que lhe damos e ainda está em óptimas condições...enfim, a lista é longa!
O facto é que nos focamos demasiado no que nos falta e esquecemo-nos de apreciar e agradecer tudo o que já temos.
E já temos tanto!


#Apreciar o presente
Preocupamo-nos demasiado com o que está por vir, com o futuro incerto...mas e o presente?
Esquecemo-nos completamente dele, de o aproveitar e saborear e ocupamos a nossa mente com coisas que podem até nunca vir a acontecer.
O meu concelho é parar uns minutinhos, fechar os olhos e enumerar tudo o que estamos a ouvir. Se nos agarrarmos aos sons que estamos a escutar naquele preciso momento, não há espaço para o futuro e para todas as preocupações que ele trás consigo.


Sejam felizes e pensamentos positivos SEMPRE!


4 comentários

  1. Gostei bastante deste post. Também sou relativamente pessimista no dia-a-dia, sofro por antecipação com tudo e mais alguma coisa, passo dias horríveis a focar-me no lado negativo das coisas. Mas ultimamente tenho aprendido a ver os dias de outra maneira e a tirar sempre o melhor que cada coisa má nos pode oferecer! :)

    Beijinhos e continuação de bom trabalho | http://anetadaluisa.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. Gosto particularmente deste post. Acho que vou seguir os conselhos :)

    http://anetadaluisa.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  3. "Parentesis da realidade" :) Adorei a expressão.

    ResponderEliminar
  4. Adoreiiiiiii as dicas :D Parabéns pelo post
    Beijinhoo
    RITISSIMA BLOG

    ResponderEliminar