The Most Beautiful Dance On Earth!


Uma das maiores tendências que corre actualmente as lojas e as marcas de roupa é a tendência inspirada no ballet.
Sou suspeita porque esta dança sempre me apaixonou e foi uma dança que pratiquei quando era mais nova.
É uma dança de delicados movimentos e delicada postura, cheia de paixão e glamour pois as roupas das bailarinas são repletas de tule e cetim, tecidos nobres, e de aplicações como penas e pérolas.

Ballet é uma palavra francesa mas vem do italiano 'balleto' e foi precisamente na Itália, no século XV, que surgiu. O primeiro ballet registrado aconteceu em 1489, comemorando o casamento do Duque de Milão com Isabel de Árgon. No entanto, foi na França que teve o seu desenvolvimento, quando a italiana Catarina de Medicis casou com o rei Henrique II e se tornou rainha da França, introduzindo esse tipo de espetáculo na corte francesa, com grande sucesso.
O mais belo e famoso espetáculo oferecido na corte desses reis foi o "Ballet Cômico da Rainha", em 1581. Assim, o ballet tornou-se uma regularidade na corte francesa que cada vez mais o aprimorava , combinando a dança com música, canções e poesia. Atingiu o auge da popularidade quase 100 anos mais tarde através do rei Luiz XIV. A dança se tornou mais que um passatempo da corte, se tornou uma profissão e os espetáculos de ballet foram transferidos dos salões para teatros.

No final do século XVIII, Jean-Georges Noverre inaugurou o "Ballet de Ação" no qual a dança passou a ter uma narrativa, que apresentava um enredo e personagens reais, modificando totalmente a forma do Ballet de até então. 
No século XIX, o Romantismo transformou todas as artes, inclusive o ballet, que inaugurou um novo estilo romântico onde aparecem figuras exóticas e etéreas contrapondo-se aos heróis e heroínas, personagens reais apresentados nos ballets anteriores.

No entanto, após algum tempo, o ballet entrou em declínio Europa. Porém, o mesmo não aconteceu na Rússia, graças ao entusiástico patrocínio do Czar. As companhias do ballet Imperial em Moscovo e São Petersburgo tornaram-se reconhecidas devido às soberbas produções e por isso muitos bailarinos e coreógrafos franceses foram trabalhar para as mesmas.

Pouco antes Primeira Guerra Mundial o ballet foi reintroduzido na Europa Ocidental por uma companhia russa, a Ballets Russes de Sergei Diaghilev, companhia essa que se tornou o destino de muitos dos bailarinos russos que fugiam da fome e da agitação que se seguiu à revolução bolchevique. Até à morte de Diaghilev, em 1929, o Ballet Russo encantou plateias e tanto na Europa como na América. 

Actualmente o ballet é uma dança de grande influência no mundo, sendo as peças de ballet mais importantes e conhecidas 'A Bela Adormecida', 'O Quebre-Nozes' e 'O Lago dos Cisnes' do compositor Tchaicowski.


















1 comentários

  1. concordo plenamente quando dizes que é uma dança cheia de paixão e glamour !
    é lindo.

    Beijinhos ♡
    BLOG | YOUTUBE

    ResponderEliminar