Lifestyle // Ano Novo, Vida Nova

Não deve haver frase mais cliché do que esta. E também não deve haver comportamento mais cliché do que chegar ao primeiro dia do ano e fazer a tradicional listinha com objectivos a cumprir nos próximos 12 meses. Mas é essa lista que nos dá a direcção a seguir, mesmo que metade das resoluções lá escritas com tanta determinação fiquem por cumprir. O que importa mesmo é ter um rumo, ter objectivos e sentirmo-nos felizes e realizados. Hoje é o primeiro dia do ano, é o começar de novo, como se tivéssemos à nossa frente um livro com as páginas totalmente em branco, prontinhas para serem escritas por nós. 2018 está à nossa espera e estas são as melhores dicas que vos posso dar para que seja um ano em grande. Também eu tenciono cumpri-las à risca.



#Estabelecer objectivos
Sem objectivos não chegamos a lado nenhum! Somos vegetais que nos limitamos a sobreviver em vez de viver. Ter objectivos é ter uma razão para nos levantarmos da cama, é ter uma razão para nos vestirmos e arranjarmos, é, ao fim e ao cabo, ter uma razão para viver! E ao fazermos uma lista das nossas prioridades, estamos a simplificar a nossa vida, eliminando todo 'ruído extra' que nos está a impedir de seguir em frente. Só definindo prioridades é que vamos saber e ver exactamente o que é importante e seremos capazes de diferenciar as coisas que são importantes e as coisas que não são.

#Menos tecnologia
Os computadores, os smartphones, as apps vieram simplificar a nossa vida e actualmente a tecnologia está por todo o lado. E com isso vieram as redes sociais e a partilha de tudo e mais alguma coisa. Entre Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, Pinterest, perdemo-nos uns dos outros e desperdiçamos tempo, muito tempo, esquecendo-nos que o melhor da vida acontece offline. Não há nada como conversar cara a cara, estar com quem se gosta...sem telemóveis! Além disso, enquanto partilhamos a nossa vida nas redes, há pormenores que nos podem passar despercebidos e que podem fazer toda a diferença.

#Pensamento positivo
Sabiam que estão a desperdiçar o vosso precioso tempo quando estão a pensar negativo? Ás vezes pensamos no que pode correr mal, preocupamo-nos, desgastamo-nos...e para quê? Muitas vezes para nada porque o cenário catastrófico que montamos na nossa imaginação não passa disso mesmo, i-ma-gi-na-ção! E assim perdemos tempo que podíamos ter aproveitado a fazer algo que nos faça feliz. Por isso, pensamento positivo sempre!

#O poder do 'não'
Se dissermos sim a tudo, a tudo o que nos pedem, a tudo o que os outros querem e precisam, as nossas vontades e necessidades ficam para trás, esquecidas. Sim, é claro que devemos ser altruístas mas sou completamente a favor de só ser altruísta até certo ponto. O não tem um poder libertador e saber dizer esta palavrinha de três letrinhas por vezes só nos faz é bem e garante-nos que não vivemos em função dos outros, mas sim em função de nós mesmos!

#Fazer uma coisa de cada vez
Temos sempre tanta coisa para fazer, não temos? E muitas vezes damos por nós a fazer várias coisas ao mesmo tempo e muitas dessas vezes há sempre algo que fica menos bem feito ou até mesmo fica tudo aquém do que deveria e temos de voltar a fazer. Provavelmente, se fizermos uma coisa de cada vez, fica tudo feito à primeira e arrumamos o assunto em vez de nos cansarmos de um lado para o outro a tentar fazer tudo ao mesmo tempo. Uma coisa de cada vez e tudo a seu tempo!


#Ouvir o silêncio
Quando foi a última vez que se sentaram em silêncio, em completo silêncio sem qualquer distracção? Parecendo que não, ouvir o silêncio faz falta. Já repararam bem todo o barulho que nos rodeia? Carros, rádio, pessoas a falar, televisão...todo esse ruído distrai-nos e impede-nos de pensar e de nos concentrar no que realmente importa. Sentarmo-nos em silêncio ajudar a reflectir, a relaxar, despressurizar e limpar a nossa mente.

#Tempo próprio
Ter tempo para tratarmos de nós é de extrema importância. Como nos vamos sentir bem com a vida se não nos sentirmos bem connosco? Não dá, certo? Ter tempo para ir ao shopping comprar uma bonita roupa, ter tempo para ir ao cabeleireiro arranjar o cabelo, ter tempo para fazermos as unhas, além de relaxante, significa que cuidamos de nós e significa que cada vez que nos olhamos ao espelho gostamos daquilo que vemos. E isso é meio caminho andado!

#Parêntesis da realidade
A realidade pode ser dura. Por isso, não há nada mais essencial do que fazer um parêntesis dela, ou seja, evadirmo-nos dela por momentos. Ler um livro, ver um filme ou uma série, são coisas que nos distraem e nos transportam para outros lugares e tempos. Quando regressamos à nossa realidade parecemos mais leves e, se tivermos algum problema, e nos distanciarmos dele, parece que a sua solução é óbvia e esteve sempre à frente dos nossos olhos.
#Algo diferente todos os dias
Já viram o filme Monster-in-Law com a Jennifer Lopez? Há uma altura em que ela diz que todos os dias faz algo diferente para que todos os dias tenham sempre algo que os distinga.
E todas nós sabemos como é fácil cair na monotonia e e todas nós sabemos o quão desmotivadora é essa monotonia, portanto não há nada como adicionar aos nossos dias um pequeno e diferenciador detalhe.
Comprem uma flor, digam a alguém especial o quanto gostam dessa pessoa, falem com alguém com quem já não falam há muito, ouçam um tipo de música diferente, vão para o trabalho por um caminho diferente...as possibilidades são infinitas!
#Apreciar o presente
Preocupamo-nos demasiado com o que está por vir, com o futuro incerto...mas e o presente?
Esquecemo-nos completamente dele, de o aproveitar e saborear e ocupamos a nossa mente com coisas que podem até nunca vir a acontecer.
O meu concelho é parar uns minutinhos, fechar os olhos e enumerar tudo o que estamos a ouvir. Se nos agarrarmos aos sons que estamos a escutar naquele preciso momento, não há espaço para o futuro e para todas as preocupações que ele trás consigo
#Um pequeno esforço todos os dias
Todos os dias, mas mesmo todos os dias, dedica algum tempo a tentares cumprir esses objectivos.
Por exemplo, se estás à procura de emprego, todos os dias vai aos portais com ofertas ver se apareceu alguma oportunidade para ti; se queres aprender a cozinhar, todos os dias faz qualquer coisinha, nem que seja apenas um ovo mexido; se queres perder algumas gordurinhas, todos os dias faz exercício, mesmo que seja só 20 abdminais.
Tudo conta e grão a grão, enche a galinha o papo!
Feliz 2018!


3 comentários

  1. Pensamento positivo é muito importante em todas as situações! Que o ano de 2018 seja um ano de sucesso...<3

    MyOwnStyle

    ResponderEliminar
  2. Que bons objectivos para 2018!
    Beijinhos e bom ano!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  3. Que consigas alcançar tudo o que desejas!!
    Beijinhos,
    Girly World | Último post

    ResponderEliminar