Cuidados a ter com a pele no inverno


Ter cuidados com a pele somente no verão não é suficiente. No inverno, a pele é tão agredida quanto nas outras estações, sendo sujeita a fatores externos, tais como temperaturas baixas e vento, que podem tornar a pele mais seca, além de ser uma época em que, com o frio da rua e o calor interior, a pele é sujeita a muitas variações térmicas, em resultado da utilização do ar condicionado ou da opção por banhos mais quentes e tendencialmente mais prolongados. A pele fica visivelmente mais seca nessas situações e, se não se tiver cuidados de proteção e de hidratação, pode estar-se a acelerar o processo natural de envelhecimento. O facto do corpo não andar tão exposto não deverá ser sinónimo de falta de cuidado da pele, uma vez que essa atitude pode ter consequências indesejáveis.


Reuni um conjunto de cuidados essenciais para manter a pele bonita e hidratada durante toda a estação.

  • Creme Hidratante

O principal cuidado a ter com a pele no inverno deve ser a aplicação de cremes hidratantes, caso contrário, esta ficará áspera, podendo causar algum prurido, escamação ou zonas gretadas. O creme deve ser aplicado após o banho, quando a pele está permeável e absorve melhor o produto.


  • Esfoliação

Convém esfoliar a pele 2 ou 3 vezes por semana para remover as células antigas.


  • Desmaquilhante

É imprescindível desmaquilhar e limpar o rosto antes de dormir para remover as impurezas acumuladas durante o dia e desobstruir os poros. A pele vai respirar melhor e estar preparada para a aplicação do creme hidratante.


  • Lábios

Há que dar especial atenção aos lábios pois além de estarem sempre expostos, a pele da região que é fininha e sensível.

É comum o vício de passar a língua para humedecer os lábios, mas a saliva é ácida e acaba prejudicando ainda mais. Assim, o ideal é hidrata os lábios com sticks labiais que contenham manteigas, como a de karité.


  • Banhos de água quente

Depois de um dia cansativo e frio, sabe tão bem um banhinho quente e aconchegante para relaxar, não é?

Pois é mas a água demasiado quente elimina a lubrificação natural da pele, que funciona como proteção, e isso contribui para a pele ressequida e desidratada.


  • Beber 2 Litros de água

A hidratação é feita de dentro para fora. Aquela história dos dois litros de água diariamente não é apenas para o verão, é também para o inverno pois com o frio, o corpo produz menos suor e a pele fica sem esta alternativa de hidratação. É fundamental beber pelo menos dois litros de água diariamente, mesmo sem ter sede.


1 comentários

  1. Boas dicas, principalmente a do banho quente, que é tão tentador, mas que faz tão mal à pele..

    Beijinhos,
    http://mrswonderlandby2.blogspot.pt/

    ResponderEliminar