Uma homenagem a Oscar de la Renta




O estilista Oscar de la Renta, morreu ontem, dia 20 de outubro, aos 82 anos na sua casa em Kent, no Connecticut. 
Foi um dos maiores nomes da moda norte-americana, vestiu desde primeiras-damas a estrelas de Hollywood e viu as suas criações desfilarem nas principais passerelles de todo o mundo, 


Oscar Aristides Ortiz de la Renta Fiallo nasceu a 22 de Julho de 1932 em Santo Domingo, na República Dominicana. Na década de 50 para Madrid, perseguindo o sonho de estudar pintura, e foi aí, na capital espanhola, que se interessou pelo desenho de moda, tendo estagiado com um designer que era já então um ícone do sector, Cristobal Balenciaga, que veio a tornar-se seu mentor.

A sua carreira começou verdadeiramente quando, em 1956, lhe foi pedido que desenhasse um vestido de debutante para a filha do embaixador norte-americano John Davis Lodge. O vestido teve tanto sucesso  que acabou por fazer a capa da revista Life no Outono desse ano.

Foi ai que De la Renta se decidiu a trilhar o seu próprio caminho, abandonando o estúdio de Balenciaga, instalando-se em Paris e conseguindo emprego na Maison Dior. Pouco tempo depois, opta pela Lanvin, indo trabalhar com o designer desta casa, Antonio del Castillo.

Em 1963, Oscar já se encontrava em Nova Iorque a trabalhar com Elizabeth Arden. 
Dois anos depois, em 1965, é convidado a vestir Jaqueline Kennedy. É aí o ponto de viragem da sua carreira, em que decide criar a sua própria linha de moda.

Desde essa altura, o sucesso de Oscar de la Renta nunca mais parou. O desfile de primeiras-damas a solicitar os seus serviços foi constante. Desde Betty Ford, Nancy Reagan, Laura Bush a Hillary Clinton, todas tinham muitas das suas criações no seu guarda-roupa. 

Às inquilinas da Casa Branca, sucedeu-se a passadeira vermelha e as estrelas de Hollywood. Estrelas como Audrey Hepburn, Cameron Diaz, Penelope Cruz, Nicole Kidman, Amy Adams ou Sarah Jessica Parker são algumas das inúmeras actrizes que usaram as suas criações.

Desde 2006 que De la Renta lutava contra um cancro mas a doença não o impediu de continuar a fazer o seu trabalho até ao fim, prova disso foi o facto de ter sido ainda ele a desenhar o vestido de noiva que Amal Alamuddin usou no seu casamento com George Clooney, à apenas um mês atrás.


Oscar deixa, indiscutivelmente, um legado de estilo e bom gosto que o mundo jamais esquecerá.



'Walk like you have three man walking behind you'.
'You can never be overdressed or overeducated.'
'Luxury to me is not about buying expensive things; it's about living in a way where you appreciate things'



0 comentários