Styling // Seja Parisiense Onde Quer Que Esteja


Há muito, muito que queria ler este livro mas nunca o tinha feito porque não existia a sua edição em português e, desculpem-me, eu gosto de ler na minha língua. Não é difícil de adivinhar que assim que saiu esta edição, fiquei incrivelmente ansiosa para a ler. Confesso que não sabia bem o que esperar deste livro. Já tinha lido 'A Parisiense' de Inés de la Fressage, um livro que gostei mas não adorei, e estava na expectativa de que 'Seja Parisiense onde quer que esteja' fosse algo no mesmo âmbito mas queria mesmo que fosse mais cativante. E foi. É.
'Seja Parisiense onde quer que esteja' é um guia que nos escolta aos recantos mais recônditos da sofisticada, ousada e por vezes controversa mente da mulher parisiense. Ao contrário de outros livros sobre o tema, este não apresenta um retrato idílico de uma mulher francesa superior e até mesmo snob, mas abraça a crença de que o estilo exalado pelas parisienses provém da sua atitude, dos seus maus hábitos e das suas controvérsias ("Come uma pizza de quatro queijos, depois põe adoçante no café" ou "Não acredita em Deus, mas reza quando está aflita" ou ainda "Tem preocupações ecológicas, e vai comprar o pão de scooter."). São 271 páginas de anedotas pontuais, listas de locais a visitar, livros a ler, filmes a ver, conselhos, receitas, tudo pontuado por fotografias e esboços, colocados deliberadamente para dar a impressão de que foram uma reflexão tardia, dispostos juntos no último minuto, muito parecido com o aparente estilo sem esforço da parisiense.



É assim este guia escrito por quatro amigas de longa data, "mulheres francesas impressionantes e realizadas", que colaboraram para produzir um volume extremamente divertido, cada uma trazendo suas próprias experiências. Anne Berest é romancista, dramaturga e escritora para televisão, cinema e teatro; Audrey Diwan, é argumentista e directora da revista Stylist; Caroline de Maigret é modelo, embaixadora da Maison Chanel e tem uma editora discográfica; e Sophie Mas é produtora de filmes. As quatro mulheres aproveitam seu poder criativo colectivo para capturar o coração do parisiense por excelência. Enquanto o tom pode variar de acordo com a secção, a voz, no entanto, permanece estável, reforçando a noção de que as semelhanças de atitude compartilhadas entre os parisienses são, de facto, autênticas. Do amor, do sexo e do feminismo à decoração de interiores e à culinária, estas mulheres cobrem uma ampla gama de temas, contradizendo-se audazmente a cada passo, reconhecendo humildemente essas contradições e abraçando-as sem medos. Umas vezes pungente, outras vezes ultrajante, mas sempre divertido 'Seja Parisiense onde quer que esteja', é sobretudo um guia de vida repleto de inspirações para ler todos os dias um trecho ou quando o dia não nos corre bem e precisamos de fazer um parêntesis da realidade. 


Algumas das minhas passagens favoritas:
- Não tenhas medo de envelhecer. Não tenhas medo de nada. A não ser do próprio medo.
- Escolhe uma coisa de que toda a gente goste: ópera, gatos, morangos...e detesta-a.
- Tem consciência das tuas qualidades e dos teus defeitos. Cultiva-os secretamente, mas não te apaixones por eles.
- Pousa o teu olhar sobre as coisa como se contemplasses um pôr do sol sobre o mar. Até quando esperas o metro em hora de ponta. Até quando escolhes pizzas no supermercado.
- Ela não tem um anel em cada dedo, nem um diamante em cada anel. Não usa um relógio de ouro que custa o mesmo que um grande carro. E também não tem um grande carro para estacionar. Não tem uma mala que ostente a sua marca. Em compensação, enfiou debaixo do braço um jornal inteligente. E de vez em quando menciona Sartre ou Deleuze numa conversa. Ela quer brilhar, mas apenas através do que diz. Sinais exteriores de riqueza intelectual.


5 comentários

  1. Parece ser muito bom. E adorei a última passagem! Será um livro a comprar!

    ResponderEliminar
  2. Quero muito este livro, só que ainda não encontrei perto de mim :/

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana!

    Gostei muito de tua review. Por acaso a minha irmã comprou o livro, na versão em inglês, e já me tinha falado bem dele...

    No fundo acho que é o 'polir' de uma atitude efortless que já é tua! :)

    Beijinho grande *

    ResponderEliminar
  4. Adorei as frases agora no fim de post <3 Só por elas dá-me vontade de comprar o livro!
    Beijinhooo
    Ritissima Blog

    ResponderEliminar
  5. Interessante! Quatro amigas a partilhar experiências deve ser, de facto, super inspirador!
    Beijinho

    https://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar