Skin Care // Pele Seca Ou Pele Desidratada?

Existe uma ténue linha que separa a pele seca da pele desidratada e não é incomum pensar-se que são a mesma coisa. Eu própria tinha essa ideia. Contudo, observando a minha pele com atenção, cheguei à conclusão que são coisas diferentes. Como tenho pele mista, e portanto oleosa em alguns pontos e seca noutros, havia alturas em que notava que a pele estava também desidratada.

Como distinguir, então, se a pele está seca ou desidratada?




Uma pele diz-se seca quando produz pouco óleo. E, muitas vezes, referimo-nos ao óleo da pele como sendo algo prejudicial e a eliminar, mas é o óleo que a pele produz que a protege e defende de microorganismos. Por isso, a pele seca tem tendência a ser muito sensível e susceptível a infecções, vermelhidões, etc. Assim, para fazer face à necessidade de óleo da pele seca, é fundamental usar cremes muito ricos e nutritivos, mas também calmantes e apaziguantes e óleos essenciais.
Quais os sinais e sintomas de uma pele seca? Escamações, zonas vermelhas, comichão, fissuras.


Por sua vez, a pele diz-se desidratada quando tem falta de água. A pele é coberta por uma barreira hidrolipídico, formado por água e ácidos graxos, que é responsável pela manutenção e lubrificação da pele, protegendo-a da evaporação excessiva de água e dos mais diversos tipos de microorganismos. Este manto desempenha uma função de barreira e protecção e a falta de hidratação será percebida através de uma pele ressequida, áspera e sem elasticidade. Por esse motivo, e para erradicar a desidratação da nossa pele, é indispensável não só beber 2L de água por dia mas também recorrer a cremes, séruns e outros produtos onde a água seja o principal constituinte.
Quais os sinais e sintomas de uma pele desidratada? Pele baça e com falta de brilho e luminosidade, sensação de repuxamento.


Enquanto a pele seca é um tipo de pele, a pele desidratada é um estado em que a pele se encontra. Contudo, há que realçar o facto de que uma pele seca pode estar, ao mesmo tempo, desidratada e nesse caso a pele além de pouco óleo, terá também pouca água, necessitando de cuidados redobrados.


4 comentários

  1. Nunca tinha pensado nisso! Realmente uma pele é seca diferente de uma pele desidratada e como tal tb deve ser tratada de forma diferente! Gostei do post informativo :)
    Beijinho

    http://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Graças a Deus,eu tenho uma pele muito bonita,embora cheia de sinais pelo corpo!! Gosto muito de ser como sou!! Feliz e boa semana!!

    ResponderEliminar
  3. Confesso que não conhecia a distinção! Ótimo post. :D
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho pele oleosa e por vezes acontece de sentir a pele assim seca e sei que nessas alturas a minha pele está na verdade desidratada. Mas este post é muito útil porque muita gente confunde os dois ou nem sequer sabem que há uma diferença entre estes dois estados! =)

    beijinho

    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar