Makeup // Os 10 Maiores Erros de Maquilhagem

"I believe all women are pretty without makeup - but with the right makeup can be pretty powerfull."

-Bobbi Brown-

Desde a sua criação, pensa-se que no Antigo Egipto, a maquilhagem tem o propósito máximo de fazer com que as mulheres fiquem mais bonitas, enaltecendo pontos fortes e disfarçando pequenos defeitos. Um corrector consegue disfarçar olheiras terríveis e borbulhas maliciosas, o eyeliner evidencia o olhar e torna-o poderoso, um lápis de sobrancelhas disfarça falhas naquelas que são consideradas a moldura do olhar. Se os diamantes são os melhores amigos, a maquilhagem é certamente a melhor amiga das mulheres. Até deixar de ser...No ímpeto de querer evidenciar demasiado ou de querer ocultar em demasia, muitos são os erros que se cometem, correndo-se o risco de que a maquilhagem se torne numa arqui-inimiga, dando um aspecto pesado, envelhecido, pouco natural.


#1// Tom de base errado

Este é um dos erros mais comuns na maquilhagem. A cor da base deve ser igual ao tom da pele e não mais escura ou mais clara. Isto porque o seu propósito é uniformizar o tom de pele, corrigindo manchas que possam existir como rosácea ou sardas, mas nunca dar à pele uma cor diferente. Ao comprar a base, esta deve ser experimentada na zona do maxilar ou do pescoço mas nunca na mão, que é um hábito muito comum.


#2// Base em quantidade exagerada
A base deve ser aplicada na quantidade certa, nem mais nem menos. Base a menos não corrigirá possíveis manchas nem uniformizará a tez. Base em excesso dará um aspecto totalmente artificial e é muito provável que, ao longo do dia, se vá acumulando nos vincos da testa ou da boca, dando a ideia de rugas e, por consequência, um aspecto bem mais envelhecido. Base e pele devem fundir-se de forma a que não se note a sua aplicação.
Nunca esquecer que a aplicação correcta da base consiste em aplicá-la no pescoço e junto à raiz do cabelo, caso contrário dará a impressão de que se usa uma máscara.


#3// Usar sombras em creme
É certo que uma das zonas que mais queremos destacar é o olhar. Existem várias formas de o fazer sendo uma delas a aplicação de sombras com uma corzinha que o realce. Existem sombras em vários formatos e texturas mas as sombras em creme são um tanto ou quanto perigosas. É inevitável que ao fim do dia a maquilhagem já não esteja a 100% e estas sombras, devido à sua textura cremosa, podem acumular-se nas rídulas das pálpebra, acentuando-as e dando a impressão que a pessoa é mais velha e tem os olhos fundos.


#4// Corrector demasiado claro
As olheiras são manchas escuras por baixo dos olhos. Para as anular, a tendência é usar um corrector mais claro. Mas atenção: um corrector demasiado claro vai chamar ainda mais atenção para esta zona e os olhos irão ficar com um aspecto cansado. O ideal é escolher um corrector apenas um tom abaixo do tom da base e, para quem tem olheiras muito escuras e marcadas, a opção será optar por um corrector mais pigmentado.


#5// Aplicar pó bronzeador em todo o rosto
Desde que a técnica de maquilhagem de Kim Kardashian se tornou pública que o bronzer se tornou indispensável. O bronzer é o responsável por dar um ar natural e saudável e aquele tom bonito de pele beijada pelo sol. Mas aplicá-lo em todo o rosto não é o mais certo pois a naturalidade que se pretende não será conseguida. O bronzer deve ser aplicado nas zonas salientes do rosto que são, ao fim e ao cabo, as zonas que se bronzeiam primeiro quando apanhamos sol, zonas como as maçãs do rosto.


#6// Negligenciar o blush
Aqui é tudo ou nada: há quem não use e há quem use e abuse.
O blush, assim todos os outros produtos de maquilhagem, deve ser usado na dose certa, nem mais nem menos. Não usar é um erro uma vez que o blush é essencial para dar um ar saudável e corado, jovem até. No entanto, usar blush em demasia é também um erro crasso, dá um ar muito pouco natural. 
A dica é passar o pincel pelo blush, bater com o cabo na mão ou na borda do lavatório para tirar o excesso e só aí aplicar na face. Além disso, deve-se espalhar o blush fazendo movimentos circulares até às têmporas, caso contrário corre-se o risco de ficar com um círculo em cada lado do rosto e parecer uma boneca de porcelana.


#7// Iluminador em demasia
O iluminador é um dos produtos de maquilhagem mais na moda actualmente graças ao strobing, a técnica de maquilhagem que ilumina pontos-chave para o realçar e criar uma maquilhagem iluminada e natural. No entanto, iluminador em excesso vai dar demasiado brilho e a impressão de que a pele está oleosa.


#8// Negligenciar as sobrancelhas
As sobrancelhas são a moldura do olhar e um dos objectivos da maquilhagem é evidenciar os olhos, uma vez que estes são o espelho da alma. Assim, as sobrancelhas são de importância fulcral e não podem nem devem ser negligenciadas. Estas devem ser preenchidas com um lápis ou sombra da mesma cor para que tenham um aspecto natural.


#9//Usar lápis de contorno de lábios
Contornar os lábios com um lápis ajuda a que o batom dure muito mais tempo e que estes pareçam mais volumosos. No entanto, se o lápis for mais escuro que o batom dá-se uma calamidade e corre-se o risco de parecer a tia-avó. Portanto, das duas uma: ou o lápis é exactamente da mesma cor do batom ou mais vale não o usar.


#10// Excesso de máscara nas pestanas inferiores
Pensar numa maquilhagem perfeita sem máscara a finalizá-la é impossível. Este produto é o responsável por abrir o olhar, evidenciá-lo. Por isso, umas pestanas alongadas e volumosas são sempre desejadas. Há que ter atenção ás pestanas inferiores, uma vez que excesso de máscara nestas últimas irá chamar a atenção para as olheiras, principalmente se a máscara não for à prova de água e, por algum motivo, borrar para a zona abaixo dos olhos.

Cometem algum deles?


7 comentários

  1. Eu por acaso não uso blush, porque acho mesmo que não fica bem em mim, tal como em muitas pessoas. Se a pessoa já for corada e ainda usar blush, só vai parecer que levou chineladas xD Bom post!
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  2. O erro que mais odeio ver é blush/contorno ou iluminador a mais! Great post!
    Beijinhooo
    Rtissima Blog

    ResponderEliminar
  3. a unica que nao concordo é a das sombras em creme. tenho umas muito boas da laura mercier que nao ficam esquisitas ao fim do dia! e são super pigmentadas! ah e para mim o maior erro é mesmo o da base mal espalhada e de cor errada xD


    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  4. AMAZING PRODUCTS <3
    http://wooho11.blogspot.com/ - i invite <3 follow me-will respond with

    ResponderEliminar
  5. Confesso que o maior erro e base demais não gosto nada de ver isso
    mas ah alguns que já cometi como a cor da base
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Não gosto de ver pessoas com a cor de base mais escura que o seu tom natural

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. O pior mesmo é base a mais no rosto ou mesmo a cor errada!
    Beijinhos
    A Princesa

    ResponderEliminar