Essenciais de Verão

O verão é aquela época do ano em que temos mesmo de ter imenso cuidado com a nossa pele.
Vocês desse lado podem dizer-me que durante o inverno também, pois a pele está exposta a grandes agressões e intempéries como o frio e o vento, mas durante o inverno temos sempre a oportunidade de nos cobrirmos de roupa, usando luvas, golas altas, cachecóis, casacos e toda essa panóplia de roupa quente, enquanto no verão, em que andamos quase sem roupa e na praia usamos biquinis reduzidos, a pele está sem dúvida completamente exposta ao sol, ao sal, ao cloro,
Devemos portanto ter um cuidado redobrado, além de que, uma das nossas ambições é ter um bronzeado de fazer inveja e não é possível consegui-lo sem muita hidratação e, claro, protecção.

Todas sabemos que o sol é essencial para a vida e a saúde e as suas radiações favorecerem a produção de vitamina D, necessária para o metabolismo do cálcio e para evitar doenças como o raquitismo, e também afecta beneficamente o estado de espírito, estimulando o bom humor. No entanto, a exposição solar inadequada tem aspectos negativos, nomeadamente na pele, como queimaduras, alterações de pigmentação, envelhecimento precoce e cancro da pele. Daí a extrema importância de a protegermos, usando um protector adequado, apesar de ser chato, dar trabalho, ficarmos gordurosas, etc e tal. A preguiça e o facto de não querermos ficar todas 'besuntadas' não compensa os problemas que advêm da não aplicação do protector!

Hidratar a pele além de ser uma preocupação estética, uma pele corporal hidratada terá uma ótima aparência e também retardará o seu envelhecimento, é também importante para a saúde pois, quando bem hidratada, a pele exerce sua função de proteção e evita a entrada de micro-organismos.
Além dos cuidados habituais, com o uso de cremes, existe também a ingestão de 2 litros de água por dia, hábito fundamental.

Apesar da nossa pele se renovar, normalmente, a cada 30 dias, o processo pode abrandar e os poros obstruírem-se devido a problemas como a menstruação, a transpiração, a gordura, as toxinas acumuladas, o stress, uma alimentação desequilibrada.
Daí a importância de a esfoliar!  A esfoliação acelera a renovação celular, limpa a pele em profundidade e liberta-a de células mortas, deixando-a pronta para ser hidratada e nutrida. 

Depois desta conversa toda, é fácil concluir que os essenciais de verão são os protectores solares, cremes hidratantes, esfoliantes faciais e corporais, garrafas de água, drenantes, que ajudam organismo a libertar os líquidos que estão em excesso e evitam a retenção, um perfume bem leve e frutado e uns vernizes com cores bem alegres!


0 comentários