Protecção Solar

O post de ontem foi sobre as etapas essenciais para obter um bronzeado perfeito. 
Uma etapa tão, mas tão fundamental é a protecção solar, e é tão fundamental que tem direito a um post só sobre o assunto. 

No Verão, colocamos a pele em risco e como tal o uso do protector solar na praia, ou na piscina protege a pele contra a agressividade dos raios UV, evita os escaldões e assegura um bronzeado uniforme e invejável. 

Além disso, os raios UV podem ainda ocasionar efeitos a longo prazo, como cancro, rugas, envelhecimento, perda de brilho e manchas.

Assim, devemos escolher o fator de proteção solar (FPS) de acordo com o tom natural e o tipo de pele. As peles claras devem estar na faixa dos 60 FPS, a pele morena em torno dos 30 e a pele escura nos 15. 

Ademais, o mercado oferece uma enorme variedade de protectores solares, para todos os gostos, spray, espuma, creme, gel, com texturas mais ou menos leves. 

O formato do protetor não influencia na sua eficácia, mas interfere na textura da pele. Os cremes são mais adequados para pele normal ou seca, enquanto o gel ou produtos com toque seco são ideais para pele oleosa. Vale escolher o que for mais fácil de espalhar uniformemente.

O protetor labial também é importante para não deixar a boca ressecada ou queimada.

Deve-se ter conta que o protector deve ser reaplicado a cada duas horas e sempre que se sai de um mergulho. 

Saliento também que, apesar deste post ser destinado à época de verão, o protector deve ser aplicado todo o ano pois a pele é, diariamente, alvo de exposição solar involuntária, ao andar na rua, de carro, etc.


1 comentários

  1. Como tenho a pele branca e tenho mesmo de usar protector para não fritar, o meu bronze é sempre ridículo ahah

    ResponderEliminar