Books // 3 Bons Livros

Começo esta semana com um post diferente, um post sobre livros.
Ler foi um hábito que desde cedo adquiri e ao longo dos anos tornei-me uma devoradora de livros. No entanto, há cerca de uns dois ou três anos, a leitura foi deixada de lado do dia para a noite. Sentia que não tinha cabeça para ler mas sentia falta de o fazer, tanto o hábito estava entranhado. Depois fui perdendo o dito hábito e, só agora, ao fim destes anos me decidi a voltar a ler.

O primeiro livro que voltou a despertar o 'bichinho' da leitura foi Saudade de Linda Holeman. Não foi a primeira obra desta autora que li, já tinha lido Pássaros de Caxemira à alguns anos atrás, e já sabia de antemão que este livro iria ser bom. A primeira coisa que me chamou à atenção foi a capa, linda. Já se apaixonaram por uma capa de um livro? Eu apaixonei-me por esta. Outro facto que despertou a minha atenção foi o facto deste livro se passar entre os Açores e a Madeira.
É um livro de fácil leitura, em que não é necessário pensar muito para acompanhar a história de Diamantina, a personagem em torno do qual se desenvolve toda a história. É uma história de superação, da constante superação dos obstáculos que a vida vai pondo no caminho de uma menina que se transforma em numa mulher cheia de força e determinação.


Depois de Saudade passei para Agridoce de Colleen McCullough. Foi o primeiro livro desta autora que li. Passa-se na Austrália e segue a vida de 4 irmãs gémeas ao longo dos anos, anos esses que escondem muitos precalços, alegrias, tristezas e reviravoltas. É um bom livro, no entanto, destes três, não foi o meu favorito. Não sei explicar bem o porquê, talvez porque nem todos os finais das 4 irmãs fossem os que eu idealizei, talvez porque o facto de serem 4 as personagens principais, houve demasiadas histórias paralelas. Mas, no fundo, é uma boa leitura.


Deixei para último o livro que me arrebatou, Belgravia, de Julien Fellowes, o criador de Downton Abbey. Este livro é espectacular. Antes de o começar a ler, tive receio de que fosse maçador, difícil de ler por ser passado na época em que se passada. Enganei-me redondamente. É fluído, uma escrita leve e muito, muito cativante. A história desenrola-se em torno de um segredo desde o início até ao fim. Claro que o autor nos elucida sobre o mesmo logo nos primeiros capítulos mas este segredo é a alegria ou a ruína de todos os personagens que fazem parte da história e vai sendo revelado aos personagens ao longo da narrativa. Assim como na série Downron Abbey, também aqui os criados estão presentes mas não têm a dimensão que têm na série e este é o único ponto que eu considero que poderia ter tido mais desenvolvimento. De resto, este livro é absolutamente brutal.



4 comentários

  1. Belas sugestões :D Eu tb tento recuperar o hábito tb.
    Beijinhooo
    Rtissima Blog

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia nenhum desses.
    beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Estou a precisar de adquirir uns livros, obrigada pelas sugestões :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia nenhum ahah mas fiquei curiosa! Até já tenho saudades de ler!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar