Inspo // Os Anos 70 Estão de Volta!

A moda é um eterno retorno e desta vez retorna-mos aos anos 70. Foi uma das décadas mais marcantes e mais ricas a nível cultural, político, musical. Deu-se o auge do rock&roll e da discoteca. Surgiu o movimento hippie e o slogan 'Faça o amor e não a guerra'. Foi a década que viu morrer Elvis Presley (em 1977) mas que viu nascer grandes clássicos do cinema como Grease e Saturday Night Fever. As rádios passavam Donna Summer, The Runways, Michael Jackson e cantava-se a plenos pulmões 'I Love Rock&Roll' de Joan Jett. Deu-se o fim da guerra no Vietnam e o mundo foi dominado por políticos como Indira Ganhdi, Richard Nixon e Fidel Castro.
A diversidade desta década é ímpar e tal facto reflectiu-se na moda, existindo simultaneamente diversos estilos. O hippie, o folk, o disco, o punk. Estilos tão dispares coexistindo numa mesma época! Foi uma década de liberalismo, do expressar da personalidade, de se ser quem se quiser, muito semelhante ao que se vive hoje em dia.
E assim como a volta da liberdade do vestir e do culto da personalidade própria, voltaram também muitas das peças icónicas que marcaram esta década.
Em pleno século 21, os anos 70 estão de volta!


Quando se fala em anos 70, o folk e o hippie são os estilos que automaticamente associamos a esta década e que emergiram para contestar a Guerra do Vietnam. São estilos que têm na sua base as filosofias de paz e amor, comunhão e respeito pela natureza. Deste estilos fazem parte os padrões étnicos e florais, os tons terra, as franjas, a pele e o pêlo e a camurça, já para não falar nas calças à boca-de-sino.
Mas os anos 70 também foram a era do rock, onde o cabedal, a ganga e o vinil se destacaram, e a era do psicadélico e da discoteca, onde predoninam os brilhos e os metalizados.
E se olharmos para o que se vê nas ruas, é precisamente esta década que está de volta às luzes da ribalta.


4 comentários