Skin Care // Manchas Na Pele

Se há coisa que todas nós ambicionamos ter é uma pele perfeita, uniforme, sem imperfeições de qualquer tipo. Mas a pele é um órgão sensível, que requer de nós imensos cuidados e preocupações e no qual estão quase constantemente a aparecer pequenos senãos. As manchas são um exemplo disso.


O que são, afinal, as manchas na pele?
As manchas são zonas com uma cor diferente do nosso tipo de pele, podendo ser mais escuras ou mais claras, esbranquiçadas, avermelhadas.

Porque aparecem?
A tendência é que surjam com o avançar dos anos mas há muitos factores que agravam e aceleram o seu aparecimento. Como é de esperar, um desses factores é a exposição ao sol sem uso de protector. Apesar de ser o principal, não é o único. Alterações hormonais, espremer de borbulhas, genética são outros tais.

Quais os tipos de manchas?
Existem vários:
#Sardas - aparecem devido à genética e/ou devido à exposição solar;
#Hiperpigmentação pós-inflamatória - a marcazinha da borbulha que foi indevidamente espremida.
#Melasma - manchas acastanhadas que normalmente aparecem no rosto devido a alterações hormonais como gravidez e menopausa.
#Micose - manchas esbranquiçadas.

Como tratar?
Mais uma vez, e como em todos os problemas de pele, a palavra de ordem é prevenir.
Há que aplicar sempre um protector solar, quer vamos à praia, quer não, e ter cuidado com o ficar demasiado tempo ao sol, hidratar muito bem a pele, evitar espremer borbulhas e pontos negros.
Mesmo assim, e porque há sempre um descuidozinho da nossa parte seja no que for, as manchas aparecem e o melhor a fazer é consultar um dermatologista que aconselhe qual o tratamento indicado.



Como tenho muitas sardas, e no verão, elas tendem a proliferar de uma forma espantosa, comecei a usar o creme anti-manchas Splendieuse da Nuxe. Esta linha actua em peles com manchas, sejam elas de idade, sardas, de borbulhas, e é composta por Vitamina C, Lírio Branco e Açafrão Branco, que não só tratam a mancha, como evitam que apareçam mais.
O creme é fluído e absorvido com facilidade pela pele, além de que tem SPF 20, ou seja é um creme muito completo e no qual se sente a pele aconchegada e agradável.
Apesar da linha ter também máscaras e sérum, que são as verdadeiras estrelas e que tive imensa pena de não experimentar, o creme cumpriu muito bem as suas funções. Ao fim de poucos dias as manchas começam a ficar mais atenuadas e a tez ganha uma nova luminosidade.


2 comentários

  1. Anónimo22/9/17

    As manchas na pele são muito chatas, é bom ter um produtinho que nos ajuda...

    MyOwnStyle

    ResponderEliminar
  2. Tenho a sorte de não ter manchas, mas sofro com o acne. Bom conselho!
    Beijinhooo
    Rtissima Blog

    ResponderEliminar