Beauty // Beleza à Francesa

Ah Paris! A cada Semana da Moda nesta cidade, que expira por todos os poros arte, cultura e moda, é-me inevitável ficar inebriada com toda a aura de estilo das mulheres francesas. Fico-me sempre a perguntar como conseguem elas aquele je ne sais quoi. Nada ali é forçado. Têm uma despretensão, uma espontaneidade...O cabelo desalinhado como se se tivessem acabado de levantar da cama, os looks básicos como se não tivessem tempo nem paciência para se debruçar sobre uma questão tão trivial como a do que irão vestir e vestissem a primeira coisa que viram no closet, a pele fresca e radiosa de quem não precisa de usar 3 cremes, 5 séruns e quilos de base, o ar confiante de quem se dá ao luxo de comer éclairs sem que a balança acuse o aumento de um miligrama. Naturalidade, a palavra-chave no que diz respeito às mulheres francesas é naturalidade. E é com essa naturalidade que nos conseguem fazer acreditar piamente que acordam maravilhosas absolutamente todos os dias.
Muio já foi dito e escrito sobre a forma como estas invejáveis mulheres se vestem, portanto, o post de hoje debruça-se sobre a sua beleza, a qual prima também por uma imensa simplicidade.

Afinal, o que tem a beleza das francesas de tão especial?



#Pele Sempre Limpa
Inés de la Fressage, no seu livro 'A Parisiense', escreve que o mais importante na beleza é desmaquilhar. O ritual de, todos os dias, remover maquilhagem, impurezas, sujidade da pele é o verdadeiro truque para uma pele saudável. E uma pele saudável é uma pele sem imperfeições que necessitem ser escondidas e, portanto, uma pele que não precisa de muita maquilhagem, uma pele natural. Actualmente, existem mil e uma maneiras de limpar a pele mas a água micelar é, provavelmente, a mais prática e completa de todas. A água micelar remove tudo, desde maquilhagem a óleo, suor, resíduos da poluição, além de que pode ser usada tanto na pele como nos olhos.

#A Atenção ao Contorno dos Olhos
A pele ao redor dos olhos é das zonas mais sensíveis e que necessita, por isso, de uma maior atenção. Além de tudo, é nesta zona que se instalam as primeiras rugas, pelo que, protegê-la e cuidá-la é essencial. As francesas sabem disso melhor do que ninguém e não dispensam um bom creme de olhos que seja multifunções. Afinal, as francesas são imensamente práticas. Um stick que sirva de primer, que hidrate e suavize as linhas de expressão como o Eclat du Regard da Embryollise é um must-have.

#Hidratando
Uma pele hidratada é tudo e é regra para todos os tipos de pele. O creme hidratante adequado ao tipo de pele de cada pessoa é um aliado de peso, uma vez que dá à pele o que ela necessita, suprimindo as suas necessidades. Também aqui as francesas não falham. Elas sabem que uma pele bonita é uma pele hidratada e uma pele hidratada não precisa de quantidades enormes de maquilhagem para camuflar defeitos. A sua palavra de ordem é naturalidade, não esqueçamos.

#Óleos de Beleza
As francesas são práticas por natureza e gostam de produtos 'multiusos'. Os óleos são isso mesmo, têm várias utilidades e funções e, como tal, são bons amigos destas mulheres. Eles nutrem e hidratam corpo e cabelo, minimizam imperfições na pele como estrias e cicatrizes, podem até mesmo substituir o perfume. E não há óleo mais famoso (ou mais prodigioso) do que o Huile Prodigieuse da Nuxe.

#A Água Termal
A água termal é um gesto de cuidado da pele muito enraizado na rotina de beleza das francesas. Elas sabem que as termas são desde sempre um ritual muito apreciado e repleto de benefícios e uma garrafinha com uma água refrescante, calmante, hidratante, pejada de minerais que pode ser usada a qualquer hora do dia é absolutamente fundamental. 

#O segredo que é o Shampô Seco
Um dos grandes segredos das francesas é o cabelo. Aquele bed hair, de ar tão natural. desalinhado q.b., é um dos pontos que mais charme lhes dá. Claro que o corte certo, cuidados exímios com os cabelos são absolutamente imprescindíveis. A adicionar a isto há o shampô seco, um produto que não dispensam. Elas são práticas, já se sabe, e este shampô permite-lhes que até no pior dos dias, quando o cabelo está num completo dia-não mas não há tempo para o lavar, esteja impecável.

#Lábios Cuidados
As francesas têm um imenso cuidado com os seus lábios. São uma zona também ela sensível e exposta a agressões. E já que naturalidade é o segundo nome destas mulheres, elas optam muitas vezes por não usar batom mas não dispensam um bálsamo labial que cuida, protege e dá um leve brilhozinho. Não acredito que hajam muitos bálsamos como o Carmex, o top dos tops.


1 comentários

  1. Basicamente usam produtos para parecerem naturalmente bonitas... é muito isso!!

    Mil beijinhos,
    http://mimiswardrobe.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar