Beauty // 10 Mandamentos de Beleza

O verão só começa oficialmente a 21 de Junho mas o bom tempo já se instalou e para muitas já começaram as idas à praia. É certo e sabido que cuidados com a nossa pele e cabelo, cuidados de beleza portanto, são essenciais durante absolutamente todo o ano pois durante todos os 365 dias estamos sempre e constantemente expostas às mais variadas agressões tais como calor, frio, poluição, etc. No entanto, e uma vez que por estes meses a exposição ao sol é muito grande, vale ressaltar alguns cuidados a ter. Preparei por isso 10 mandamentos de beleza a seguir religiosamente independentemente da estação do ano em que nos encontremos.

1 // Respeitar a Pele
Uma das coisas mais fundamentais é conhecer efectivamente qual o tipo de pele que possuímos. Pode ser seca, mista, oleosa, sensível e saber em qual destes adjectivos a nossa pele se encaixa é de extrema importância para podermos tratá-la e cuidá-la com os produtos certos e adequados, respeitando as suas características.

2// Usar sempre protector solar
Há sempre aquele pensamento de que o protector solar existe para ser usado quando há exposição ao sol. Mas não nos expomos ao sol todos os dias, mesmo quando não vamos à praia e estamos em pleno inverno? O sol está presente na grande maioria dos dias e é inegável que é um vilão. Sim, ele bronzeia e deixa-nos com uma pele super bonita no verão mas isso não é razão para esquecer todas as contra-indicações que ele também tem. Envelhecimento precoce, manchas, cancros são alguns exemplos e nenhum deles nos é favorável. Como tal, o protector solar deve ser usado todos os dias, em qualquer estação.

3 // Desmaquilhar sempre
Gostamos muito de nos maquilhar porque a maquilhagem é algo que nos ajuda a realçar o que temos de bonito. Mas o contrário, o processo de desmaquilhar, é uma verdadeira chatice, certo? Pois é, sendo chatice ou não, estando cansadas depois de um dia de trabalho ou cheias de preguiça, limpar a pele ao fim do dia é algo que não pode ser descuidado. A não limpeza da pele aliada a partículas poluentes que vamos acumulando ao longo do dia obstruem os poros, fazendo com que a pele perca o seu brilho e vitalidade e dando aso ao aparecimento de borbulhas.

4 // Nunca usar pincéis sujos
A pele é um órgão de defesa do nosso corpo. Ela serve de barreira à entrada de bactérias e microorganismos prejudiciais à nossa saúde e é o primeiro escudo que estes bichinhos encontram quando querem entrar no nosso corpo. Por isso, por cima da nossa tez há milhares de milhões de organismos e o passar de pincéis uma e outra vez por cima dela sem que estes sejam limpos é uma potencial ameaça à nossa saúde. Os pincéis acumulam essas impurezas e deve-se fazer regularmente uma limpeza dos mesmos.

5 // Não negligenciar o colo e o pescoço
Qual é a zona do nosso corpo que tem a pele mais exposta? Grande parte ir-me-á responder o rosto. A resposta não está completamente errada mas está incompleta. Enquanto pernas, braços, tronco, pés estão escondidos por baixo da roupa, o rosto não, ele está sempre ali desprotegido. Mas, se repararem bem, há ainda mais duas zonas que, assim como o rosto estão também muito expostas: o pescoço e o colo. E são zonas que, assim como o rosto, envelhecem facilmente. Portanto, há que ter em mente que também o colo e o pescoço não podem ser negligenciados.


6 // Nunca espremer borbulhas ou pontos negros
A proibição de espremer borbulhas e pontos negros é algo que nos é incutido logo desde cedo. E não é à toa. Espremer borbulhas conduz a marcas na pele, o que por si só já é mau pois ficamos com uma pele imperfeita, mas também deixa os poros sensíveis levando a que bactérias possam entrar no nosso corpo e começar uma infecção. Algo que certamente não queremos.


7 // Dar importância ao contorno dos olhos
A pele em redor dos olhos é uma pele bastante fina e sensível, além de que é onde aparecem as primeiras rugas. Como tal, é essencial um creme específico para esta zona.


8 // Ter as mãos sempre bem cuidadas
As nossas mãos são também uma zona muito exposta além de que são um dos nossos cartões de visita. Umas mãos que não estejam cuidadas, hidratadas e com umas unhas limpas e arranjadas não passa uma boa impressão. Assim, é essencial também ter algum cuidado com esta zona.


9 // Cuidar do cabelo
Assim como a pele, também o cabelo tem as suas características. Pode ser oleoso, seco, com caspa, fino, volumoso e por aí fora. Também com ele é necessário ter atenção às suas características e usar produtos que sejam indicados para que esteja sempre bonito e cuidado.


10 // Usar sempre perfume
Já dizia Coco Chanel que 'uma mulher que não usa perfume não tem futuro'. E como todas as frases de Mademoiselle Chanel, também esta é uma grande verdade. Usar um bom perfume que, acima de tudo, reflicta a nossa personalidade é algo imprescindível.


4 comentários

  1. Adorei as dicas, muito uteis, sem dúvida :)
    Tenho de aplicar algumas que tenho em falta.

    ResponderEliminar
  2. Confesso que só sigo para aí uns 5 desses 10 mandamentos :p

    ResponderEliminar
  3. Tenho de aplicar algumas dessas dicas.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. De todos os mandamentos acho que o único que negligencio muitas vezes é o protector solar e não lavar os pincéis tantas vezes quanto gostava...

    ResponderEliminar