Makeup // A Base Certa

A base tem este nome porque é a base de tudo. É a premissa de uma maquilhagem impecável. Sem ter a cor certa e sem que seja adequada ao tipo de pele, não há sombra, corrector ou máscara que nos valha. A base tem a função de uniformizar o tom de pele, disfarçar algumas imperfeições e também proteger de agressões externas, porque produtos que protejam a nossa pele nunca são demais, uma vez que as agressões são cada vez mais e cada vez mais intensas.
Por isso, encontrar a base certa e ideal assenta essencialmente em dois nobres factores: a cor e o tipo de pele.

Relativamente à cor, é importante ter em mente o seguinte: a base certa é aquela cuja cor é o mais aproximado possível do nosso tom de pele, de forma a que base e pele se confundam. Não esquecer que o objectivo da base é u-ni-for-mi-zar e não mascarar. Ou seja, a base tem de ser, acima de tudo, natural.
Aqui a dica é experimentar a base no rosto, e não no pulso ou na mão, pois estas zonas têm tons diferentes do tom da pele da cara, e verificar se a base desaparece, isto é, se se funde com a pele. Se sim, então esse será o tom ideal. A base tem de desaparecer por completo, não ficando nem mais escuro, nem mais claro, nem mais rosado, nem mais nada.



No que toca ao tipo de pele, também aqui é fundamental saber se ela é normal, oleosa, seca, mista ou sensível, e não apenas para saber qual o creme hidratante ou a máscara a usar. Não esquecer que a base vai ficar sobre a pele horas e horas a fio e não pode causar irritações, alergias, torná-las mais oleosa ou mais seca. A base tem de ser formulada pelos ingredientes certos que estejam de acordo com o tipo de pele e as suas necessidades.
Para uma pele normal, que é a mais equilibrada, não há grande dificuldade em encontrar uma base. De qualquer forma, há que procurar uma que dê uma boa cobertura.
A pele oleosa é aquela em que é produzido óleo em excesso e portanto a base deverá ser oil-free, com acabamento matte de forma a absorver o excesso de sebo.
No lado oposto, a pele seca é aquela em que há excassez de óleo e é necessário fazer frente a tal facto com uma base muito hidratante e leve para que a pele não fique sufocada.
A pele mista é aquela que combina os dois últimos tipos, ou seja, é oleosa em algumas zonas e secas noutras. São o tipo mais comum e o ideal é apostar em bases também oil-free e à base de água pois assim irá ser adiciona hidratação e subtraído óleo onde for necessário.
A pele sensível requer cuidados por ser uma pele muito intolerante e com tendência a irritações, vermelhidões e alergias. Devem ser usadas bases mesmo específicas para este tipo de pele.


1 comentários