Styling // O Desagrilhoar do Espartilho

Numa altura em que o feminismo está mais acesso do que nunca, é no mínimo inusitado que uma das maiores tendências que está actualmente em voga seja o espartilho, considerado um dos maiores símbolos da opressão das mulheres.
Na era vitoriana, os rígidos códigos de beleza da época levaram a que o espartilho fosse utilizado para criar a silhueta ampulheta, a silhueta considerada a mais harmoniosa e perfeita, onde a cintura é mínima, estreita e marcada. Assim, as mulheres viveram oprimidas, espartilhadas e agrilhoadas dentro dos corpetes, das suas ilhóses e das suas barbatanas de baleia.
Então, o que leva agora a que a moda traga à tona este austero adereço quando, repito, o feminismo está mais acesso do que nunca?
A resposta é simples: apesar de estarmos em pleno século XXI, de as mulheres já estarem mais do que emancipadas, de já poderem votar, trabalhar, são ainda vistas com preconceito e como um ser inferior. E como a moda é uma arte que se inspira em absolutamente tudo ao seu redor, ela resolveu desagrilhoar o espartilho e trazê-lo para o exterior, sobrepondo-o a vestidos, blusas e camisas, para demonstrar que a mulher é um ser único, especial e livre.
Até o corpete se tornou feminista!





E se, à primeira vista, esta uber tendência possa parecer estranha ou até mesmo pouco cómoda, lembrem-se: os espartilhos são para ser agora usados desapartados. Além disso, os modelos são feitos de materiais maleáveis e flexíveis, permitindo-nos respirar livremente. 
E como usá-los? A resposta é óbvia: se antes eram usados por baixo da roupa, eles são agora usados por fora, no exterior, sobrepostos às mais variadas peças de roupa, quase como se fossem cintos.
São um acessório statement, perfeito para dar um completo twist aos nossos looks e, por incrível que pareça, dar-lhes um grande toque de actualidade e modernismo.



3 comentários

  1. Podia ter guardado os que tive aqui há uns anos! Em alguns looks fica giro. bjs
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderEliminar
  2. Depende do espartilho...E claro desde que não seja muito apertado. Mas acima de tudo que cada uma seja livre de usar o que lhe apetecer :)

    http://missweetie.blogspot.pt/2017/02/as-minhas-ultimas-compras.html

    ResponderEliminar
  3. Por acaso achei que era uma tendência à qual não me ia adaptar, até que criei um top muito parecido com um espartilho e fiquei a adorar!

    Com amor,
    sara

    priceless-ambition.blogspot.pt

    ResponderEliminar