Trend // Cinturinha de Vespa

'Cinturinha de vespa' é uma expressão que nos é bastante familiar. É algo que todas nós desejamos alcançar, o expoente máximo de elegância e de um corpo perfeito, a silhueta ampulheta.
E desde sempre que as mulheres buscam tal silhueta, em certa parte da história, recorrendo a...corpetes!
O corpete ou espartilho surgiu no século XVI na Inglaterra, e o seu objetivo era manter a postura e dar suporte aos seios. Foi por volta do século XIX, graças à invenção dos ilhóses e ao uso de barbatanas de baleia, que a atenção foi voltada para a cintura e teve início a era das cinturas minúsculas, conhecida como Era Vitoriana.
Depois de vários séculos em que as mulheres eram sujeitas a corpetes capazes de cortar a respiração, a peça foi substituída pelo soutiã e caiu em desuso.
Na década de 1930, o corpete voltou graças às Pin-ups e no final da década de 1940 tornou-se um acessório de fetiche. 

Agora o corpete está de volta, numa versão actualizada, desagrilhoado e sobreposto a vestidos, blusas e t-shirts, usado quase como cinto. Tornou-se um acessório statement, essencial e perfeito para dar um twist a qualquer look.
E foi em boa parte graças às irmãs Kardashian que este acessório está tão na moda novamente. Foram elas que o 'renovaram' e, atrás delas, vieram tantas outras como Chiara Ferragni, Christine Centenera e até Olivier Rousting criou uma colecção em que esta peça tem grande importância.


2 comentários

  1. É uma peça que me chama imenso a atenção no entanto não gosto de a ver por cima da roupa!

    Beijocas, Hellen
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. É uma tendência que acho que nunca virei a aderir, contudo gosto de ver em outras pessoas :)

    ResponderEliminar