Vestir os Clássicos

Já dizia Blair Wardolf, da série Gossip Girl, de que não há nada melhor do que aproveitar o verão para ler o reler os grandes clássicos da literatura e deixarmo-nos transportar para o litoral da Escócia, a Paris de 1920 ou  os salões de baile de uma Rússia Czarista.

Aliando duas das minhas grandes paixões, a moda e a literatura, criei looks com peças actuais inspirados nestas 10 grandes obras antigas.

Não se esqueçam de compartilhar comigo o que estão a ler este verão nos comentários!


Livro: Anna Karenina de Leão Tolstoy
Onde se passa: Rússia, 1875
Sinopse: Uma belíssima mulher da nobreza russa, casada e com um filho, apaixona-se por um oficial ao visitar sua cunhada em Moscovo. Ela tenta o divórcio, mas o marido não aceita. Então, ela abandona-o e vai para a Itália com o amante, vivendo os tórridos momentos de paixão que, entretanto, aos poucos se resfria até culminar com o trágico final.


Livro: As Vinhas da Ira de John Steinbeck
Onde se passa: Oklahoma, Califórnia, 1929
Sinopse: A história de uma família pobre de rendeiros que se vê obrigada a abandonar as terras que ocupava havia décadas devido à chegada do progresso, traduzido pela compra de tractores e máquinas, e de um novo regime de propriedade, forçando-os rumar em direção à Califórnia.


Livro: Cem Anos de Solidão de Gabriel Garcia Márquez
Onde se passa: América Latina
Sinopse: A história da família Buendía-Iguarán com os seus milagres, fantasias, obsessões, tragédias, incestos, adultérios, rebeldias, descobertas e condenações são a representação ao mesmo tempo do mito e da história, da tragédia e do amor.


Livro: Lolita de Vladimir Nabokov
Onde se passa: Nova Inglaterra, 1947


Livro: O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald
Onde se passa: Long Island, Nova Yorque, Verão de 1922
Sinopse: Em plena Lei Seca, Jay Gatsby é um bilionário que procura ser aceito pela alta sociedade de Long Island, e que se envolve com Daisy Buchanan, de quem já fora noivo anos atrás, quando ela o trocou por Tom Buchanan, um rico jogador de futebol. Tom tem um caso com Myrtle Wilson, casada com um comerciante, o que torna Daisy infeliz.


Livro: O Monte dos Vendavais de Emily Brönte
Onde se passa: Yorkshire, Inglaterra
Sinopse: A narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afectar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição. Adoptado em criança pelo patriarca da família Earnshaw, o senhor do Monte dos Vendavais, Heathcliff é ostracizado por Hindley, o filho legítimo, e levado a acreditar que Catherine, a irmã dele, não corresponde à intensidade dos seus sentimentos. Abandona assim o Monte dos Vendavais para regressar anos mais tarde disposto a levar a cabo a mais tenebrosa vingança.


Livro: Orgulho e Preconseito
Onde se passa: Hertfordshire, Inglaterra
Sinopse: A história mostra a maneira com que a personagem Elizabeth Bennet lida com os problemas relacionados à educação, cultura, moral e casamento na sociedade aristocrática do início do século XIX, na Inglaterra. Elizabeth é a segunda de 5 filhas de um proprietário rural.


Livro: Paris é Uma Festa de Hernest Hemingway
Onde se passa: Paris, 1921
Sinopse:  A história do jovem Ernest Hemingway quando este chega a Paris decidido a abandonar o jornalismo e a iniciar carreira como escritor. De bolsos vazios e a cabeça povoada de sonhos, percorre as ruas de uma cidade vibrante nos dias de pós-Primeira Guerra Mundial, senta-se nos seus cafés para escrever, recolhe-se em retiros apaixonados com a sua primeira mulher, Hadley, e partilha aprendizagens e aventuras com algumas das mais fulgurantes figuras do panorama literário da época, como Ezra Pound, F. Scott Fitzgerald ou Gertrud Stein.


Livro: Rumo ao Farol de Virginia Woolf
Onde se passa: Escócia, entre 1910 e 1920
Sinopse: Romance focado nos Ramsays e nas suas visitas à Ilha de Skye, na Escócia.


Livro: Terna é a Noite de F. Scott Fitzgerald
Onde se passa: Sul de França, cerca de 1920
Sinopse: A história de Dick e Nicole Diver são um casal glamouroso que mora em uma villa no sul da França e das suas relações com o seu circulo de amigos.


2 comentários

  1. Está excepcional os looks que fizeste com a conjugação dos livros. Adorei o da Lolita, porque também toda eu sou muito feminina. Beijinho

    http://giselapascoal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de todos os conjuntos :D
    O 4º é o meu favorito :D
    Beijinhos,

    Girly World

    ResponderEliminar