Readings // Sonhos à Medida, O Primeiro Livro de 2018

Dizem que o que fazemos no primeiro dia do ano representará o que nos vai acontecer durante o resto do mesmo. Foi com isso em mente que comecei uma nova leitura no dia 1 de Janeiro. Tanto para ser um ano de começos como para começar desde logo a pôr em prática um dos meus objectivos para este ano, o objectivo de ler mais.
Durante muitos e muitos anos, fui uma leitora ávida e compulsiva mas há uns tempos houve uma quebra e deixei a leitura não para segundo plano mas para último e durante alguns anos não li absolutamente nada. Sentia falta. Sentia falta de folhear um livro, de me misturar nas histórias, de conhecer personagens, e aos poucos fui voltando ao hábito. Devagarinho. Mas este ano quero voltar em força e escolhi o livro 'Sonhos à medida' da espanhola Núria Pradas para o fazer.



Quando li a sua sinopse, pensei de imediato numa tradicional história em que o poderoso e rico dono de uma galeria de moda se apaixonaria por uma modista e que tudo giraria em torno desse amor e dessa diferença de classes. No entanto, o livro não é absolutamente nada disso. É a história de uma casa de Alta-Costura, dos seus donos e dos seus empregados, ao longo de várias décadas e passando por vários momentos históricos como a Guerra Civil Espanhola.
Penso que a sua autora queria escrever algo dentro do estilo de Downton Abbey mas em vez de se passar numa casa senhorial em Inglaterra, passar-se-ia numa galeria onde se vendiam tecidos e se criavam roupas para senhoras no coração de Barcelona. E aqui tenho a dizer que deixou a desejar no facto em que, sendo um livro relacionado com moda, com alta-costura, não menciona grande coisa referente a esse universo. Falta a descrição dos tecidos, de como as modistas talhavam determinado pano, os pontos, as roupas confeccionadas e, principalmente, a descrição dos vestidos nos desfiles. Falta este fio condutor que, se já leram ou vierem a ler 'O Paraíso das Damas' de Émile Zola, vão perceber como faz falta num livro como este.
Apesar de 'Sonhos à Medida' começar com a personagem Roser, a filha do dono da Galeria Santa Eulália, e de nos fazer acreditar que é ela a personagem principal, rapidamente nos apercebemos que a heroína desta saga é na verdade Laia Calvet, que ao longo das páginas nos ensina muito sobre superação, força e crescimento pessoal.


É um livro fácil de ler, não tem a complexidade de um clássico, mas também não é apenas um 'romance de cordel'. Tem uma história interessante e personagens complexos, o que se traduz numa vontade incontrolável de continuar a ler 'só mais um capítulo'. 


1 comentários