Hair // Como Cuidar De Um Cabelo Com Caracóis?

Como sabem, o meu cabelo foi encaracolado durante muitos e muitos anos. Agora uso-o liso não porque tenha feito algum alisamento ou coisa do género mas porque o meu cabelo foi-se tornando liso, vá-se lá saber o porquê. No entanto, um cabelo com caracóis continua a ser o meu favorito e não consigo compreender porque pessoas com cabelos repletos de caracóis preferem estica-lo e fazer sucessivos alisamentos a assumirem quem e o que realmente são.
O cabelo encaracolado é lindíssimo, versátil, selvagem! Adoro!
E é claro que é um tipo de cabelo que requer alguns cuidados e dá algum trabalho, mas tudo o que vale a pena dá efectivamente trabalho, certo?
Como sei perfeitamente como 'funciona' um cabelo encaracolado, vou dar algumas dicas e truques para o manterem sempre bonito. 

#Não lavar o cabelo todos os dias
Sempre ouvi dizer que não se devia lavar o cabelo diariamente. Se é mito ou não, desconheço mas o facto é que lembro-me perfeitamente de que achava que o cabelo estava mais bonito e com os caracóis mais definidos no dia seguinte à lavagem do que no próprio dia.

#Nunca pentear um cabelo encaracolado quando este está seco
O cabelo com caracóis deve ser penteado apenas enquanto está molhado e sempre com um pente de dentes largos. Quando penteado já depois de seco, o cabelo perde o movimento natural e o caracol fica frisado em vez de definido. Nos dias seguintes ao da lavagem, deve-se apenas pulverizá-lo com água e com as mãos definir ao caracóis.

#Usar os produtos certos
Existem imeeeeeeensas gamas de produtos especificas para cabelos encaracolados, é só escolher aquela que melhor se dá com o nosso cabelo. E são essas gamas que devem ser usadas pois são formuladas propositadamente para este tipo de cabelos, com ingredientes que ajudam a definir os caracóis e a mantê-los bonitos e hidratados.

#Secar de forma adequada
A secagem é de extrema importância. Para começar não se deve esfregar o cabelo com a toalha para retirar o excesso de água mas sim ir-se apertando com a toalha para tirar a água e, principalmente, para começar a dar ao cabelo a sua forma natural. Além disso, e apesar de o uso do secador ser muitas vezes desaconselhado, acho que aqui é fundamental. Um cabelo com caracóis só é bonito se tiver volume e o uso do secador com o difusor vai ajudar muito nesse quesito e também a definir o caracol.


Posto isto, façam as pazes com o vosso cabelo, aceitem-no e assumam-no.
Acima de tudo, honrem os vossos caracóis!


2 comentários

  1. O meu é cheio de caracóis e apesar do mega trabalhão que ele dá, não o troco por nada.. por acaso uso uma marca que se adequa perfeitamente ao meu cabelo!!! Uso há anos e não troco!

    Mil beijinhos,
    http://mimiswardrobe.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar