Era uma vez...a Alta-Costura

A alta-costura nasceu na França pelas mãos do inglês Charles Frederick Worth, que fez em 1858 o primeiro desfile de moda. Até esta altura, eram as clientes que definiam previamente como desejavam a roupa.
Este costureiro modificou o conceito de moda, sendo considerado o pai da alta-costura, que é, sem dúvida, a parte mais luxuosa, rica e glamurosa do mundo da moda.
No entanto, actualmente, o termo alta-costura é, muitas vezes, aplicado de forma errada, pois muitos não conhecem o seu verdadeiro significado. Pensam que um vestido feito com tecidos nobres e mais elaborado, com rendas e bordados, é um vestido de alta-costura.
Não é.

A alta-costura só existe oficialmente na França e refere-se à criação de modelos únicos, feitos sob medida utilizando apenas técnicas artesanais de corte e costura.
O termo alta-costura é protegido por lei para que apenas marcas que cumpram determinados pré-requisitos possam usá-lo.
Os detentores deste termo fazem parte da Chambre Syndicale de la Haute Couture ( Câmara Sindical da Alta Costura), instituição criada aquando da 2ª Guerra Mundial, com o objectivo de preservar a alta costura na França, contrariando os desejos de Hitler que queria que esta migrasse para a Alemanha.
Não é fácil fazer parte deste selectíssimo grupo. Para o conseguir a marca tem de cumprir regras como as peças serem totalmente artesanais, isto é, sem qualquer recurso à máquina de costura; a maison tem de empregar no mínimo 20 funcionários especializados, estar localizada no Triângulo de Ouro, ou seja, numa das 3 avenidas mais importantes de Paris: Champs Elysées, Montaigne ou George V, e ter pelo menos 5 andares e um espaço para desfiles; a marca deve também apresentar duas colecções por ano, cada uma com 35 modelos originais no minimo.

A lista de marcas é actualizada e fiscalizada todos os anos por uma comissão do Ministério da Indústria.

Na actualidade, poucas são as marcas que fazem parte da Câmara Sindical da Alta-Costura e existem 3 formas de pertencer a este grupo; sendo membro aderente, membro convidado ou membro representante.
Entre os membros aderentes tem-se Chanel, Dior, Givenchy, Jean Paul Gaultier, entre outros. Os membros comvidados são marcas convidadas a desfilar como Alexiz Mabile, Iris Van Herpen, Schiaparelli. Os membros representantes representam a alta-costura do seu pais, como é o caso de Elie Saab, Valentino e Giorgio Armani.

Apesar de todo o glamour e luxo, a alta-costura não se sustenta a si própria. O elevado valor das peças reduz a um número bem pequeno a quantidade de compradores, existindo apenas cerca de 200 mulheres em todo o mundo que adquirem este tipo de vestuário, como esposas de sheiks e reis e nobres europeias. 
Assim, a primeira fonte de renda de uma maison são perfumes, os cosméticos e os acessórios.
Poucas são as mulheres que podem adquirir um vestido de alta-costura, mas muitas podem comprar um perfume ou um batom, fazendo assim com que todas nós possamos, de alguma forma, fazer parte deste tão belo, mas tão limitado, mundo da alta-costura.


0 comentários