Styling // O Que Fazer Quando Uma Tendência Passa de Moda?

"In fashion, one day you're in and the next you're out."

-Heidi Klum-

Se são como eu e são viciadas no Project Runway, esta frase é-vos bem familiar. E bem verdadeira.
No mundo da moda (e no resto do mundo todo) tudo é fugaz e acontece a um ritmo vertiginoso e alucinante. E, como diz Heidi, o que hoje está in, amanhã já não existe. O que hoje é uma super tendência, amanhã está para lá de démodé.
No meio destas tão rápidas variações estamos nós, meras mortais, que gostamos de moda, gostamos de nos manter actualizadas mas é complicado acompanhar tanta mudança, especialmente a nível monetário.
Quantas e quantas vezes não abastecemos o nosso closet com uma determinada peça ou padrão que está super na moda para na estação seguinte já nada se usar? Algumas, certo? Sabendo qe deitá-las fora ou guardá-las por tempo indeterminado não são opções viáveis, como podemos contornar a situação? O que podemos fazer à roupa quando ela passa de moda?


# Compras Conscientes
O primeiro conselho é óbvio: ter consciência que uma tendência assim como vem também vai, num ápice, num abrir e fechar de olhos. Por isso, devemos comprar uma ou duas peças no máximo dessa tendência e conjugá-la com básicos, esses sim, eternos e boas apostas. Desta forma garantimos que estamos na moda, usamos as tendências do momento mas não ficamos com 'monos' quando estas deixam de estar em voga.

#Remodelar e Adaptar
Tem-se falado muito do DIY e da costumização, dois conceitos que dão muito jeito. Quando uma determinada peça passa de moda, podemos sempre remodelá-la e adaptá-la às tendências da estação. Dou um exemplo: lembro-me perfeitamente que quando apareceram as skinny jeans, já lá vão uns 10 anitos, toda a gente, que tinha o closet repleto de calças à boca-de-sino, mandou apertar as pernas das calças para que ficassem com o novo modelo. Adaptar recorrendo a bordados e patches, que tanto estão na moda, é também uma boa opção. Aqui é apelar à criatividade e dar uma nova cara àquilo que estava, à partida, com os dias contados.

#Mix & Match
Outra forma de aproveitar o que já não se usa é...misturar com aquilo que se usa! Vou recorrer às skinny jeans mais uma vez para dar um exemplo. Sabemos que este modelo já não está no seu apogeu mas foi o modelo preferido durante 10 anos, ou seja, deve haver closets repletos destes jeans. Uma boa forma de os continuar a usar é aliá-los a uma super tendência como é o caso dos vestidos por cima de calças. É misturar e arrasar!

#Apostar na irreverência
Carolina Herrera certa vez disse 'Não gosto de tendências. Elas fazem com que todos pareçam iguais.' E tem uma certa razão! Além disso, há sempre alguma tendência que está na moda e com a qual não nos identificamos. Logo, não somos obrigados a usá-la. É tendência mas temos é de vestir o que realmente gostamos. Imaginemos que o laranja é a cor da estação. Eu não gosto de laranja por isso não há nada que me faça vestir seja o que for nesta cor. Simples assim! Lá porque uma tendência passou de moda, isso não significa que tenhamos de deixar de a usar. É sermos irreverentes e usarmos o que gostamos!


3 comentários

  1. Eu para ser sincera, utilizo na mesma. Desde que goste e que obviamente me continue a sentir bem com ela!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // GANHA UMA BEAUTY BOX!

    ResponderEliminar
  2. Boas dicas, também sou a favor de não colocar nada de lado! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. São boas dicas mas eu normalmente costumo usar na mesma, desde que goste!

    Beijinhos
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar