Skin Care // Uma Questão de Pele

"Be good to your skin. You'll wear it for the rest of your life."

-Renée-


Todas nós, mulheres vaidosas, sabemos que os cuidados com a pele são para lá de essenciais. Sempre que penso na importância da pele e na importância dos cuidados com a mesma, vem-me sempre à mente o título de um filme, 'A pele que habito', porque é precisamente isso, habitamos a nossa pele, ela é a nossa casa. E como diz a frase que dá o mote a este post, iremos usá-la para o resto da vida. Podemos mudar de sapatos, de mala, até de país, mas não podemos mudar a pele e o tudo o que temos a fazer é mimá-la e tratá-la como deve ser.
Os cuidados básicos de limpar, hidratar e tratar têm um cariz fundamental e são absolutamente obrigatórios. E a escolha dos produtos ideais deve variar conforme o tipo de pele de cada uma. Sim, não há uma 'pele comum', existem vários tipos de pele e as características de cada um deles deve ser respeitada e os produtos devem coadunar-se com estas características e necessidades, sob pena de podermos vir a obter resultados catrastóficos quando não os cosméticos adequados.
A pele de cada pessoa é determinada por factores genéticos e,segundo os especialistas, existem 5 tipos: normal, mista, oleosa, seca e sensível. 



A pele normal é o tipo de pele mais equilibrado, não sendo nem seca nem oleosa mas sim uniforme, com uma textura fina e suave, com poros pequenos e pouco visíveis. Ou seja, é a pele ideal. No entanto, isso não significa que não deve ser cuidada. Limpar, esfoliar, hidratar são fundamentais para a manter bonita e saudável. 

Por sua vez, a pele oleosa já é caracterizada por uma maior produção da quantidade de óleo, tendo um aspecto mais brilhante e gorduroso e poros mais dilatados, e por isso é necessário ter alguns cuidados específicos como por exemplo a limpeza que deve ser feita com recurso a um gel ou espuma que se retira com água, para uma maior limpeza e sensação de frescura; a esfoliação é ainda mais necessária pois o óleo produzido leva à obstrução dos poros e à formação de borbulhas; o creme que deverá ser matificante para controlar a produção de óleo. Mas, para quem pensa que este tipo de pele é só chatices e problemas, a pele oleosa tem dois pontos muito positivos: é menos sensível que os outros tipos e, o melhor de tudo, envelhece mais tardiamente. Aqui está um bom exemplo de que tudo tem o seu lado positivo!
A pele seca é uma pele que produz menos sebo do que o normal e por isso é uma pele que possui pouca elasticidade e luminosidade, tendência a escamar e poros pouco visíveis. Devido à pouca produção de óleo, e consequente falta de elasticidade, a pele seca tem tendência a envelhecer mais fácil e rapidamente, daí que seja uma pele que requer muitos cuidados. Aqui a palavra-chave é mesmo hidratar, recorrendo a cremes e séruns ricos, além de continuar a ser importante a limpeza constante, assim como a esfoliação. 

Como o próprio nome indica, a pele mista é a combinação da pele oleosa com a pele seca. Na zona da testa, nariz e queixo, a produção de óleo é maior. Por sua vez, na zona das faces, apresenta-se seca, podendo até escamar. Por ser uma pele que combina dois tipos, cada zona requer tratamentos específicos, daí que seja uma pele que dá algum trabalho para manter bonita e saudável. Por ser uma pele com zonas oleosas, a limpeza com espuma ou gel e água é sempre mais aconselhável, assim como o esfoliante para desincrustar os poros. Como cada zona tem necessidades diferentes, podem usar-se duas máscaras distintas, o multimasking, sendo uma delas hidratante para hidratar as zonas secas, e outra matificante para controlar o sebo das zonas oleosas.

A pele sensível é o tipo de pele mais frágil e requer também alguma atenção. Tem uma textura fina e delicada, bastante sensível ao uso de cosméticos e a alterações climáticas, ficando irritada e inflamada com facilidade. É aconselhável o uso de produtos especialmente formulados para este tipo de pele, cujos constituintes sejam calmantes e reparadores.



7 comentários

  1. Como maluquinha dos cremes preciso de tudo. Mais vale prevenir! :)

    ResponderEliminar
  2. Ultimamente tenho andado com a minha pele mais sensível que o normal. Lembraste-me da agua micelar da Bioderma que já usei e é muito boa. Tenho de voltar a comprar. beijinhos
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito daquele serum da Caudalie para a pele seca!!

    Mil beijinhos,
    http://mimiswardrobe.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  4. Tantos produtinhos bons que tens por aqui! Adorava experimentar essa máscara da Eisenberg!

    http://mywanderingdayss.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. É uma das áreas que cada vez invisto mais.

    ResponderEliminar
  6. Estou a usar o Idealia da Vichy e estou a adorar :)

    ResponderEliminar
  7. Boas sugestões! Dependendo da altura do ano, a minha pele tende a ser mista ou normal :)
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar