Makeup // A Validade da Maquilhagem

Muitas de nós, mulheres, partilhamos de uma característica: somo acumuladoras de maquilhagem!
5 Bases, 15 sombras e paletas, 10 máscaras, já para não falar nos batons, que são a perder de vista...Quem nunca, right?
E é muito giro ter gavetas, cestinhas, caixinhas repletas de maquilhagem a servir de decoração, o problema está em quando deixamos os produtos passarem de validade. Sim, a maquilhagem tem validade, claro! E é preciso ter cuidado pois uma maquilhagem que já não esteja em perfeitas condições é capaz de provocar infecções. Não nos podemos esquecer que pele e olhos são zonas sensíveis!
A maioria dos produtos de maquilhagem indica qual o seu prazo de validade na embalagem. Esta validade é mais uma indicação do que propriamente um sinal de que o produto está estragado se passar o seu limite. O estado da maquilhagem depende muito de como esta é conservada e utilizada. Produtos dentro do prazo de validade podem apresentar alterações de cor ou de cheiro e estar estragados por não terem sido devidamente conservados, assim como um produto fora do prazo estar em boas condições. O bom senso deve imperar nesta questão mas não devemos nunca deixar de considerar a validade. Por isso, aqui fica uma média da duração dos diferentes produtos:

#Máscara e Eyeliner 
Estes são os dois produtos que devem ser renovados com maior regularidade. São produtos que tendem a alojar bactérias e como são aplicados nos olhos devem estar sempre impecáveis. Mas como são produtos que usamos quase todos os dias, geralmente não há problemas em relação a passarem de validade. 

#Base e Correctores
Normalmente, a maioria de nós tem duas bases: uma para o verão, quando a pele está mais escura devido ao bronzeado, e outra para o inverno, quando a pele está mais branca. Até aqui não há problemas. Só tendo duas e usando-as regularmente, elas gastam-se sem chegar a atingir o prazo estabelecido. No entanto, se têm uma base que usaram poucas vezes e puseram de lado porque não era o vosso tom ou porque não gostaram dela, é melhor deitarem-na fora. Eu sei que custa deitar para o lixo algo quase inutilizado mas se já passou muito tempo desde que a usaram, é o melhor a fazer. Além disso, se não gostaram da base antes, é provável que continuem a não gostar dela agora. 
Os correctores têm tendência a mudar de cor quando não são utilizados durante muito tempo e ninguém quer um corrector que, em vez de corrigir, ainda acentue mais a imperfeição, pois não? Por isso, o seu tempo de vida é o mesmo que o da base.

#Batom
Bom, para quem tem uma infinidade de batons, a boa notícia é que eles têm uma validade de dois anos, o que vos dá margem de manobra para os utilizar e gastar. Mas isto no caso dos lipsitck, porque os lipgloss só devem durar um aninho.

#Sombra, Pó e Blush
Tudo o que for em pó, seja sombra, blush, ou o que quer que for, tem uma duração de cerca de 2 anos. Ou seja, temos também bastante tempo para usar as nossas paletas favoritas. 

#Verniz
Teoricamente, o verniz dura 2 anos mas não são raros os casos em que, passado um tempo, vamos dar com os nossos frascos de vernizes com cores estranhas ou com o uma espécie de água e, nestes casos, não há nada a fazer, é deitar fora mesmo. 

Devo chamar a atenção para um pormenor: as validades, tanto as médias como as indicadas nos frascos, são contabilizadas a partir do momento em que se abre o produto.


4 comentários

  1. Confesso, que nunca liguei muito disso das datas..
    Sou daquelas pessoas que usa até, achar que deve ir para o lixo.
    Também sou igual em relação à comida.. Podem chamar-me de tola, mas como iogurtes fora de prazo (se ainda tiver bom sabor como-os, sem problema).

    ResponderEliminar
  2. Eu não uso mas são boas dicas.

    ResponderEliminar
  3. Não sabia que as máscaras tinham só validade de 3 meses... Não sou de todo acumuladora de maquilhagem mas como não uso com muita frequência, dura-me para imenso tempo...

    Facebook
    VOCHEL
    Instagram

    ResponderEliminar
  4. Oh very great items darling
    xx

    www.sakuranko.com

    ResponderEliminar