Makeup // A Maquilhagem Em Cada Idade

Como todas sabemos, os cuidados com aparência são essenciais. E nesse sentido, a maquilhagem sempre foi uma das nossas maiores aliadas, pois com ela podemos realçar a nossa beleza, camuflando pequenos senãos, como manchas, olheiras, borbulhas, e dando ênfase às nossas melhores qualidades, como os olhos, as maçãs do rosto e a boca. No entanto, essa mesma maquilhagem que é tão nossa amiga pode, num piscar de olhos, tornar-se uma grande vilã. E porquê? A resposta é simples: porque a maquilhagem deve adequar-se à faixa etária. O grande erro dá-se quando se tenta negar a idade e não se respeitam as mudanças que vão acontecendo no rosto. Mudanças essas que devem ser valorizadas com a intenção de valorizar a beleza que existe em nós a cada idade.

#20 anos
Nesta idade não há muito a corrigir na pele. Por isso, a base e o corrector devem ser suaves e toda a atenção deve ser concentrada em realçar olhos e boca. E nesta idade tudo é permitido, portanto pode-se abusar das cores. Sombras e batons em cores vivas e alegres, sombras escuras e lábios escuros, brilhos...tudo é válido. A máscara de pestanas é também essencial. No entanto, nesta idade, deve-se ter muito cuidado com o contorno dos lábios pois pode dar um aspecto exagerado e mais velho.


#30 anos
Chegada esta idade, a produção natural de óleos, elastina e colagénio começam a diminuir e os primeiros sinais de idade aparecem. No entanto, isso não é razão para alarme nem para começar a usar uma maquilhagem mais pesada. Tanto a base como o corrector devem ser usados para disfarçar algumas marcas e manchas, mas sempre de forma natural e sem exageros.
O blush deve ser rosado para dar um aspecto natural e saudável. Por forma a não exagerar e ficar com um aspecto pesado, escolha apenas uma região para destacar, ou os olhos ou a boca.


#40 anos
Nesta idade, pretende-se que a maquilhagem seja mais refinada e sóbria, mas sempre natural. Devem ser usadas bases cremosas em vez de bases líquidas, uma vez que têm uma maior fixação. Sombras e batons coloridos já não combinam com esta idade. O olhar deve ser iluminado recorrendo a tons nude, bege, castanho, terracota. Já os batons devem ter tons mais escuros como cor de vinho ou tijolo. O blush deverá abrir a expressão e deverá ter tom alaranjado ou pêssego.


#a partir dos 50 anos
A partir dos 50, as marcas da idade ficam mais evidentes. Mas isso não quer dizer que se vá abusar da maquilhagem para esconder os sinais da idade. É preciso ter muito cuidado para não se ter um aspecto artificial. A maquilhagem com brilhos deve ser erradicada pois acentua ainda mais as rugas. O opaco é agora o melhor amigo tanto em sombras como em batons que devem ter cores mais escuras e sóbrias tais como beges e castanhos. O blush em tons alaranjados é o ideal pois abrirá a expressão, iluminando-a. Deve dar-se atenção às sobrancelhas pois nesta fase começam a ficar mais finas, o que causa uma aparência envelhecida. Por isso, devem ser preenchidas de forma natural. O contorno dos lábios também deve ser feito pois com a idade este vai-se perdendo.


4 comentários

  1. Boas dicas! E no fundo o que importa é que cada pessoa use aquilo com o qual mais se identificar :D
    Beijinhos, The Fancy Cats | KAWAII BOX Giveaway

    ResponderEliminar
  2. Vi o teu comentário e confesso que o teu nome me deixou curiosa e vim espreitar . Bem estou a adorar conhecer o teu blog ;) já te sigo ;)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado querida Elisa, fico muito contente que tenhas gostado deste meu cantinho! Passa por aqui sempre que quiseres, és muito bem-vinda!

      Beijinhos

      Eliminar