O Meu Bronzeado - Perguntas e Respostas

Desde sempre que me lembro dos meus amigos e amigas 'invejarem' (no bom sentido) o meu bronzeado e me perguntarem o que faço para o conseguir.
Lembro-me de que se besuntavam com tudo e mais alguma coisa e ficarem horas e horas e horas ao sol e tudo o que conseguiam era ficarem umas lagostas.
Apelidaram-me até de boneca de chocolate, tal a cor que a minha pele adquire no verão.
Além disso, tenho também recebido alguns emails e mensagens a perguntarem-me como consigo este bronze e a pedir dicas.
Então resolvi fazer um post no qual respondo às questões que me colocaram sobre o meu bronze, os produtos que uso e algumas sugestões de como conseguir um bonito tom de pele no verão e como o perdurar.

#O que fazes para conseguir esse bronzeado?

Bom, na verdade não faço nada. A minha pele é mesmo assim, bronzeia com muita facilidade. Basta alguns raiozinhos de sol e nota-se logo a diferença. Isto deve-se ao facto de ter mais melanina na minha pele do que algumas das outras pessoas.
A melanina é um pigmento existente na pele de cada uma de nós cuja principal função é a pigmentação e proteção contra a radiação solar. 
O escurecimento da pele é causado pelo aumento ou libertação da melanina dentro das células da pele horas após a exposição à radiação ultravioleta. A melanina é produzida e libertada pelas células chamadas melanócitos e protege o corpo de absorver radiação solar em excesso. Dependendo da genética de cada um, algumas pessoas podem adquirir um bronzeado muito maior e mais rapidamente, enquanto outras pessoas não.
É esse o meu caso, uma vez que como o meu pai acontece exactamente o mesmo: algumas horas de sol e nota-se uma enorme diferença na cor da pele.
No entanto, não dispenso o uso de protector solar e evito sempre as horas de maior calor quando me exponho ao sol.

#Usas auto-bronzeador?

Não, não uso e nunca usei pelo simples facto de que nunca tive necessidade. Conforme referi, a minha pele adquiri logo um tom mais acastanhado assim que apanha sol e nunca tive de recorrer a auto-bronzeadores para conseguir um bronzeado bonito. 

#Que protector solar usas?

Tenho por hábito usar protectores da Piz Buin mas este ano a a gama de protectores solares da Eucerin deixou-me muito curiosa para a experimentar, uma vez que é uma marca da qual gosto bastante e com a qual me dou bastante bem.
Optei pelo Spray Solar Transparente Toque Seco FPS 30 é um spray solar transparente desenvolvido especificamente para pele sensível que fornece protecção celular biológica para ajudar a proteger as células da pele, a partir do interior, contra os danos induzidos pelo sol.
A sua embalagem em spray torna fácil aplicá-lo de forma rápida, contínua e em várias posições, o que facilita a sua utilização, até em áreas de pele de difícil acesso. Além disso tem uma textura ultra leve e transparente que é rapidamente absorvida e tem um efeito refrescante, um spray tipo laca (em vez de creme) o que o torna não gorduroso e não pegajoso.


#Em termos de cremes hidratantes e after-suns, o que recomendas?

A hidratação da pele é algo fundamental. Aplicar diariamente um bom creme hidratante vai garantir não só uma pele bonita e saudável como também mantém a barreira cutânea uniforme mais coesa, impedindo a descamação, o ressequimento, a falta de elasticidade. Além disso, Esta barreira cutânea ajuda a manter o tom natural da nossa pele e se estivermos bronzeadas, ajuda a manter o bronzeado por mais tempo. Mais importante de tudo, esta barreira cutânea impede a entrada de micro-organismos que são os principais causadores de infecções bacterianas, ajudando assim a preservar a saúde da nossa pele.
Como podem ver, hidratação sim e muita!
O meu hidratante favorito é o Spray & Go de manteiga de cacau da Vasenol. É loção corporal que permite uma absorção em apenas segundos que dá logo uma sensação de suavidade, sem que a pele fique gordurosa ou oleosa, Adoro este creme por ser em spray e não necessitar de o espalhar, uma vez que, como tenho sempre as mãos muito suadas no verão, dá imenso jeito não estar a espalhar o creme juntamente com suor.

#Que dicas podes dar para conseguir um bronzeado como o teu?

A primeira dica que posso dar é nunca deixarem de usar protector solar. Está em causa a vossa saúde e da vossa pele e isso é o mais importante. Além disso, o protector não impede que os raios do sol bronzeiem a vossa pele! Vai sim protegê-la do excesso de raios ultravioleta e há até protectores que aceleram o bronzeado.
Em segundo lugar, podem sempre optar por estimular a melanina presente na vossa pele recorrendo a alimentos ricos em betacaroteno que quando transformado em vitamina A pelo nosso organismo, auxilia na formação da dita melanina. As principais fontes de betacaroteno são: damasco, cenoura, abóbora, beterraba, manga e a batata-doce. Em quantidades menores, pode também ser encontrado em vegetais como couve, repolho, espinafre, agrião e brócolos. É a forma mais natural e saudável de conseguir activar a pigmentação da nossa pele. 
Por último, a hidratação e a exfoliação! É que a hidratação é super importante mas de nada serve hidratar se a pele não for exfoliada por vezes para absorver melhor os cremes.


1 comentários

  1. Ótimas dicas! Também tenho imensa facilidade em bronzear, às vezes o difícil é manter o bronze intacto :)

    Beijinhos, xx
    mylittlecorner7.blogspot.pt

    ResponderEliminar