Closet Detox

Os saldos estão mesmo, mesmo aí.

Mas os saldos são uma época em que podemos cometer alguns excessos, cair em tentação ao vermos uma peça com um preço 'apetitoso', mesmo não precisando da mesma, e, consequentemente, amontoar uma carrada de roupa que não necessitamos de verdade e nem chegamos a usar.
Para evitar isso, uma etapa importante a realizar antes de ir aos saldos é fazer um closet detox, ou seja, limpar o armário, para vermos o que temos falta e devemos comprar, o que está velho ou danificado e que precisamos repor e o que ainda dura.
Por aqui, tenho por hábito fazer esta limpeza ao armário normalmente de 6 em 6 meses. 

Começo por retirar TUDO para fora do armário e das gavetas, limpando o espaço interno com um aspirador e um pano húmido.
Em seguida, faço vários montes nos quais separo a roupa por critérios: doar, deitar fora, consertar/lavar e guardar.
Para tal, costumo fazer as seguintes perguntas: “Há quanto tempo não uso esta peça? Há mais de um ano?”, “Em qual ocasião poderei usá-la novamente?”, “Por que devo guardá-la? Ainda me fica bem?”

Com esta selecção feita, volto a arrumar as roupas que resistiram ao meu escrutínio de volta ao roupeiro.

Colocar as peças em ordem de cor e uso é a melhor forma de manter organização e facilitar saber onde a peça se encontra dentro do armário. Seja em cabides, gavetas ou prateleiras, costumo seguir os seguintes critérios de arrumação:
1. Das cores claras para as cores escuras
2. Das peças de tecido fino para as de tecido grosso 
3. Peças curtas, médias e longas


0 comentários